09 novembro 2015

Tão sérios que eles são

Quando João Carlos Espada
(antigo director de «A Voz do Povo»
/UDP) 
apaga um ano



No Público de hoje, João Carlos Espada regouga o seguinte: «Se o PS se aliasse aos comunistas, ficando um seu eventual governo dependente do apoio destes, o centro-esquerda ficaria sem a voz autónoma que sempre teve desde a resistência à ditadura  - a voz da ASP/CEUD de Mário Soares e Maria Barroso, antes do 25 de Abril, a voz do PS de Mário Soares e  Maria Barroso, desde 1973 e depois durante os 41 anos da nossa democracia.

Deixando de lado as fantasmagóricas fantasias de Espada, a pensar nos mais novos, o que importa esclarecer é que :

1. Em 1969, a divisão, sem dúvida importante, CEUD-CDE apenas se verificou em Lisboa, Porto e Braga, concorrendo muitas socialistas sob a etiqueta CDE nos outros distritos, como foi o caso de Maria Barroso em Santarém.

2. João Carlos Espada escamoteia indecentemente a campanha eleitoral de Outubro de 1973 em que, na sequência da unidade consagrada em Abril no 3º Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, comunistas e socialistas (e numerosas personalidades independentes) se apresentaram unidos sob a sigla CDE.

E pronto, já sabíamos que vale tudo até tirar olhos.

2 comentários:

  1. Joao Carlos Espada há muito que esqueceu os seus tempos de Voz do Povo, do 25 de Abril do Povo, e da UDP, como a Zita Seabra , o Vital Moreira,o Pina Moura ou a Luisa Mesquita esqueceram os seus tempos de militância no PCP.

    ResponderEliminar
  2. João Amazonas deve já ter dado inúmeras voltas na sua sepultura ao "ver" o que este distinto "intelectual" do Cavaquistão tem dito e feito, desde os tempos da campanha de "proletarização" dos dirigentes do morto PC(R). Espada é apenas mais um criado menor do capital, ao género do Barreto. Têm que enterrar bem fundo o que juravam ser na sua adolescência. Enfim, "os cães ladram e a caravana passa" porque "vozes de burro não chegam aos céus", assim reza a nossa sabedoria popular!

    ResponderEliminar