06 junho 2014

Há 70 anos

O desembarque
na Normandia

 



 ver aqui
É certo que naquela data sete milhões de soldados soviéticos já tinham morrido e que só na decisiva batalha de Kursk ( que, com a de Stalinegrado, é que mudou o curso da guerra) o Exército Vermelho perdeu 178 mil homens enquanto o desembarque na Normandia custou 30 mil vidas às forças aliadas ocidentais. Mas isso não pode apagar a  homenagem devida à coragem e heroismo dos que desembarcaram nas praias na Normandia em 6 de Junho de 1944 numa operação militar de extraordinária complexidade. E, por um momento, guardemos um particular respeito por aqueles que embarcaram para o combate depois de ouvirem um seu comandante lhes dizer na parada, em «táctica de choque» como relata Anthony Beevor na página 49 de «El Día D - La Batalla de Normandía»: «Olhem à vossa direita e à vossa esquerda.  Só um de vós continuará vivo depois da primeira semana na Normandia». Ocasião também para lembrar  os 2o mil civis franceses vítimas dos bombardeamentos aliados (é o lado feio  de todas as epopeias) e para não deixar que fique na sombra a útil e sacrificada contribuição (que não pode ser medida em termos estritamente operacionais) que a Resistência francesa deu para o êxito desta operação, com destaque naquela região para os FTP (Franc-Tireurs Partisans).

Aqui em L'Humanité de hoje
P.S.: O papel dos EUA  e do desembarque na Normandia na libertação da Europa continuam naturalmente a ser objecto de acesa discussão nos meios políticos e académicos: a este propósito, e exclusivamente a título de informação, é útil conhecer o artigo de Annie Lacroix-Riz «Le débarquement du 6 juin 1944 du mythe d’aujourd’hui à la réalité historique»





Entretanto, o Prémio da Reescrita
da História vai para o «DN»

Paul Anka canta «The Longest Day»

1 comentário:

  1. A melhor maneira de comemorar o dia D, sem esquecer a intervenção dos partisans e a extraordinária ação dos soviéticos.

    Um beijo.

    ResponderEliminar