12 junho 2014

Dando publicidade à infâmia

O desmaio e o
jornalista sem escrúpulos

 
Sim, há alturas em que se justifica dar publicidade e na íntegra à infâmia, à má-fé, à falta de escrúpulos e ao fel esparramado no teclado do computador . É o caso desta crónica de Ferreira Fernandes no DN de ontem:
Começando pela parte sublinhada no final, e que nem considero o mais importante como se verá a seguir, é então preciso dizer que Ferreira Fernandes confunde as imagens aproximadas do desmaio que viu na televisão com o olhar dos manifestantes e ignora que no Facebook há numerosos testemunhos presenciais a garantir que muitos dos manifestantes não viram nem deram logo pelo desmaio de Cavaco Silva.

Mas, para mim, o mais grave de um ponto de vista democrático está no facto de Ferreira Fernandes vir acusar Mário Nogueira decretando que «poucos como ele nos levaram ao governo que temos e à política que aconteceu depois de 2011» e decretando também, com inegável criatividade semântica, que Mário Nogueira andou a organizar «na rua o governo PSD-CDS que iria chegar».

A respeito desta enormidade, uma coisa deve ficar clara: Ferreira Fernandes não ofende apenas Mário Nogueira, ofende centenas de milhar de portugueses que, no legítimo exercício dos seus direitos democráticos e fiéis às suas convicções, combateram as políticas dos anteriores governos de Sócrates e do PS.

Esta estúpida e antidemocrática diatribe de Ferreira Fernandes faz-me crer que ele próprio, ao longo de 6 anos, nunca escreveu sequer uma crónica contra a política ou medidas dos governos do PS/Sócrates.

É que se tivesse escrito, como amor com amor se paga, aqui estaria eu a dizer que Ferreira Fernandes também foi um dos que «nos levaram ao governo que temos e à política que aconteceu depois de 2011» e que andou a  organizar na imprensa «o governo PSD-CDS que iria chegar». Será que ele acharia graça ?

12 comentários:

  1. Este por certo não vai na vaga dos despedimentos dos jornalistas

    ResponderEliminar
  2. Fora do tema:
    Donde saiu a ilustração que encabeça o blogue?
    Gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falhou o link, desculpe. Foi copiado ao acaso deste blogue brasileiro: http://www.oesquema.com.br/resistro/2013/09/20/figado-nao-e-cabeca/

      Eliminar
    2. Com a marca inconfundível do grande autor de banda desenhada Tardi, a imagem foi retirada da sua extraordinária adaptação a banda desenhada, em quatro tomos, que recomendo vivamente (se bem que com um francês nem sempre fácil), do romance Le Cri du peuple de Jean Vautrin.

      Pode ser obtida, por exemplo, aqui:

      http://pencilpanelpage.files.wordpress.com/2013/08/le-cri-du-peuple-tardi.jpeg

      Mas, tal como o Vítor alertou, tenha em conta que estes links não são eternos.

      Eliminar
  3. Até já houve quem chamasse terroristas infiltrados aos manifestantes em protesto. Mas eu também gostava de saber que chamar a quem berra , canta, faz festas a propósito de tudo e de nada, atualmente a propósito do futebol, quando há gente sem emprego e crianças com fome e escolas a fechar e hospitais sem médico e salários a diminuir e a desgraça de um POVO a aumentar, sem um mínimo de consideração pelo sofrimento desse POVO?

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Quem é sse de ferreira fernandes?um clo(w)n(e) do jm fernandes?um agit prop da comandita dum goebbels qq?
    Eu, não leio jornais da oligarquia e,nem tenho pachorra para ler papagaios bem pagos pelos cleptocratas!Abaixo os media da Plutocracia e seus capachos.

    ResponderEliminar
  5. Não conheço o dito FF e nem disso tenho qualquer pena. Agora o que posso dizer é que a "nossa" comunicação social está bem recheada destes altibemmalfalantes, bem pagos para fazerem o seu papel de guardadores de rebanhos dentro dos redís dos senhores do poder! Mentecaptos? Idiotas? Cretinos? Não, nada disso, apenas agentes não armados do poder do Capital. E a sua mensagem passa porque os media são dos seus donos, nós - e neste "nós" está gente bem diversa em filosofia e entendimento, jamais teremos acesso a repor a nossa versão dos factos. A vida é assim mesmo, até ao dia que novo Abril, qual Outubro, se levante e varra tais comportamentos ignominiosos de tais agentes, digo lacaios! E de passagem limpe as sargetas onde esta escumalha vive!

    ResponderEliminar
  6. Ò prosador,
    Perante um homem que luta se (ainda) não consegue juntar-se-lhe dê graças a Deus por ter nesse homem e na sua luta aquele que faz e determina tudo o que de bem e de bom tem.
    A menos que seja demoníaca tão grande vontade de se amanhar como a lombriga de que nos fala o poeta.
    Pois quando o patrão diz Rua! di-lo para todos os que possam influenciar os zeros à direita do muito que já tem.

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa pela linguagem, mas esse gajo, foi sempre uma besta.

    ResponderEliminar
  8. Há dias em que se nota mais que este cronista é um canalha!

    ResponderEliminar
  9. Aproveitei a tua "boleia" para lhe dar um tabefe no facebook…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Não liguem que ele sabe o que NÃO diz. Quem é afinal o homem sem préstimo? Tudo leva a crer que se refira ao Mário Nogueira mas está mais relacionado com o do desmaio do que com outra coisa.
    Gostaria de o ver escrever a favor dos colegas da Controlinveste, isso é que era de Homem, o resto são passa de uma diatribe de ocasião para justificar serviço.
    Será que o vai fazer? Aguardemos pela galhardia solidária.
    Monteiro.

    ResponderEliminar