24 janeiro 2021

Rescaldo

A manobra da noite

Mais do que avaliar cada resultado dos candidatos, o que me importa é sublinhar a falta de fundamento de um PSD e CDS e de uma Manuela Ferreira Leite na TVI que. em bicos de pés, puxam dos galões de apoiantes de Marcelo e pretendem inculcar a ideia de que estas presidenciais seriam umas novas legislativas e mostrariam um país  já maioritariamente voltado para a direita.  A especificidade de eleições presidenciais não autoriza esta manobra de propaganda que certamente terá prolongamentos a partir de amanhã.

Melhor faria a direita em   atentar como André Ventura  se posiciona como parte constitutiva de qualquer eventual solução governativa à direita mas já sabemos que isso não os incomoda. Mesmo que legislativas não sejam o mesmo que presidenciais (em França Marine Le Pen teve 33% nas presidenciais e nas legislativas seguintes teve 13%)

Quanto ao mais voltou a acontecer que, numa eleição extrordináriamente dificil, uma campanha digna, competente e qualificada  como a de João Ferreira   não teve o reconhecimento  eleitoral que merecia. É uma frase feita e talvez gasta mas a verdade   é que a luta continua.          

37 comentários:

  1. Assim antes como depois das eleições: «Entretanto, na noite eleitoral da RTP teremos uma jornalista de direita, um jornalista de extrema-direita e um jornalista a moderar três apoiantes mais ou menos assumidos de Marcelo (talvez um ou outro seja apoiante do candidato da Iniciativa Liberal) e um apoiante de Ana Gomes.

    Uma vez mais, apoiante de João Ferreira não comenta. Globalmente, em 12 comentadores de televisão (11 homens e uma mulher), teremos 8 comentadores de direita, dois de centro-centro-centro-esquerda, apoiantes mais ou menos assumidos de Marcelo, e dois de esquerda, apoiantes de Ana Gomes e de Marisa Matias. É o pluralismo a que temos direito.» (copiado dos ladrões de bicicletas que fiz chegar ao provedor do espectador da rêtêpê)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li exactamente este paleio no Ladroes.era o Pimentel Ferreira travestido doutra coisa.

      Eliminar
  2. Os votos do PS foram para o Marcelo e o Ventura teve os votos do CDS, de parte do PSD e dos antigos beneficiários da PIDE. Estes resultados não dão para fazer qualquer outra avaliação a não ser de que existe em Portugal uma maioria de Esquerda que se manifesta de outra forma que não desta. O Ventura se ficasse atrás da Ana Gones dizia que se demitia, a ver vamos qual vai ser a sua honorabilidade. João Ferreira em tempos tao difíceis igualou o resultado de 2016 exercendo um trabalho duro, difícil e pesado. Se andasse aos beijos e aos abraços teria melhor resultado só que os comunistas não abdicam dessa seriedade que não dá votos, dá apenas consciência política.

    ResponderEliminar
  3. O texto referido acima é de João Rodrigues. É bom atribuir o mérito a quem o tem

    http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2021/01/o-servico-publico-nao-e-melhor.html

    Nunca percebi porque se tenta ocultar quem escreve,o que se escreve e o que se comenta a propósito do que se escreve.O que têm que ocultar?

    Um texto oportuno de João Rodrigues. Um que não vai em futebóis.

    Infelizmente a comunicação para o provedor é uma farsa. No outro dia aconteceu o mesmo. Alguém disse que se tinha queixado. Desejoso de saber quantas pessoas o tinham feito inquiri para lá. Disseram-me que nenhuma, zero. Ou os tipos aldrabaram ou o tipo que disse que se ia queixar o era um aldrabão
    Tem que se averiguar isto.

    Entretanto a luta continua.Esta é a enorme diferença que existe entre a candidatura de João Ferreira e algumas outras que se esgotaram hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a do teu amigo André Ventura esgotou-se hoje, o tal a quem defendeste o princípio de igualdade.
      Já agora evoca-o também para a tua amiga Maria Vieira.
      Boas núpcias!

      Eliminar
    2. Um provocador barato
      . O trambolho do Travesti holandês não passa.
      Sorry mas já te apanhamos. Ainda bem que ficas assim encrespado. Nota-se mais facilmente tu a Maria e o Ventura.

      Eliminar
    3. Igualmente, tu, ó trombolho das 16:21. Também te apanhamos a ti e à mulher do André Ventura. Os dois muito lindos e muito limpos - servem para santos num pedestal de uma igreja nortenha.

      Eliminar
  4. Uma Campanha de enorme qualidade,que servirá como farol de objectivos para os próximos anos...

    ResponderEliminar
  5. Comparando o que é comparável, ou seja, eleições presidenciais temos que registar o seguinte:

    - dos 18 distritos de Portugal Continental, João Ferreira aumentou a votação, face aos resultados de 2016, em 15 deles;
    - Apenas nos distritos de Beja, Évora e Setúbal regista-se uma ligeira quebra que varia entre os 0,5% e os 0,7%, ou seja, se o coiso teve muitos votos não foi certamente à conta do PCP. Aliás, o Vítor Dias, a propósito dos resultados das legislativas, já tinha desmontado essa teoria que já está, novamente, a circular;
    - A acrescer a estes factos, em 2016 o Edgar Silva beneficiou do "factor regional", ou seja, teve cerca de 22.000 votos na Madeira enquanto o João Ferreira teve menos de 2.000, 20.000 votos a menos. Ora, sabemos bem qual é a realidade da influência eleitoral do PCP na Madeira que tende a aproximar-se das eleições de ontem;
    - O resultado do JF foi o que foi, mas isso não apaga a boa campanha que realizou tentando - quando o deixaram - trazer para o debate público aspectos fundamentais em torno da CRP.

    Os comentadores, jornalistas e afins podem dizer o que quiserem mas factos são factos. Se houver alguma honestidade intelectual analisem os números e tirem as vossas próprias conclusões. Não se deixem enganar camaradas!

    A luta continua!

    Hélder

    ResponderEliminar
  6. Boa deixa o ter ido ver o original do Ladroes de Bicicletas
    João Rodrigues excelente JE acutilante e a desmascarar mais um. Francisco notável
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. quantos comentadores do Chega estavam presentes? qual foi o diferencial televisivo tão grande entre João Ferreira, Tiago Quem? e Tino? quantas vezes. menos 500.000 votos entre 2016 e 2021, mas marcelo recebe mais, sampaio da nóvoa teve 1.000.000 e ana gomes 500.000 - os "culpados do costume" do desvio de votos, marisa matias perde 300.00, João Ferreira tem menos do que o ilustre desconhecido edgar ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr director há muito não aparecia por aqui
      E não consegue encontrar comentadores do Chega?
      O Sr director devia estar no país para não dizer atoardas

      Eliminar
  8. o tiago quem? consegue duplicar a il só com internet. andou ao colo da comunicação social? a sério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se o Sr director estivesse atento em vez de limpar a roupa suja daquele sujeito amigo do ministro, sabia que o advogado da IL foi mesmo levado ao colo
      Basta ler. Não ê pedir muito para um director que demorou tanto tempo para tirar um curso médio

      Eliminar
    2. Eles têm os detalhes e todos os partidos tiveram motivos para festejar, menos o PCP. Os ditos «pivots» da comunicação receberam instruções para continuar a «malhar» bem forte no PCP, fosse com o secretário-geral por já estar velho ou porque os resultados foram maus. Quanto à família «Adams» do «Chega» ainda a procissão vai no adro. O «menino» continua a ser filmado (com aplausos da demente Maria Vieira) e apaparicado por todos. «André Ventura isto», «André Ventura aquilo»... resta perguntar quantas vezes é dito o nome de «Belzebu» na televisão e quantas vezes é escrito nos jornais. A grande corporação do medo e do sensacionalismo assim o exige.
      No jantar comício de preparação da candidatura do «menino» em Portalegre, estavam lá todos os grandes apostadores e empreendedores, os tais que aparecem no «Sol» a condenar o governo e a elogiar Passos Coelho.
      Ao lado do «Menino», sempre aparece a «madame vampiro», com aquele ar inocente, a tal fisioterapeuta que também gosta de crianças e que foi insultada no trabalho (revista «Sábado» assim o sublinhou, para que existisse alguma comoção entre aqueles que leem este pasquim).

      Eliminar
    3. Antes de mais um excelente comentário de Helder.

      A contrastar com a indigência intelectual de alguns, com as indicações para malhar e o menino e a família adams e a comoção.

      O algodão não engana.

      Eliminar
    4. A coisa tornou-se estranha logo no inicio.

      Falava-se na "manobra da direita". "Jose Braz" vem falar da "cobertura jornalística da RTP

      Ao lado.

      E ainda mais ao lado já que copia o texto de João Rodrigues, sem nos conduzir ao link respectivo. E que se apresenta todo pimpão como tendo participado do facto ao provedor

      Mas espera. O texto sobre a manipulação televisiva não era no LdB? Aqui falava-se de outra coisa.

      Porque motivo tivemos direito aqui a esta "confissão" singela de "jose braz"? Quando tal comentário luzidio e auto-bajulador devia ter sido colocado na notícia correspondente, da autoria de João Rodrigues?

      O que pretendia "josé braz"? Indulgências futuras ou o carimbo para um passaporte a utilizar quando lhe desse jeitinho?

      A coisa não condizia. Nem a bota nem a perdigota

      Depois da reacção intempestiva daquele sujeito que é amigo do ministro holandês, perfeitamente descontrolada e fora de si, as coisas tornaram-se muito claras

      Pimentel ferreira reagia assim ao toque de finados de outro dos seus nocks

      E comprovou-o à custa dele, da mulher do ventura, da sua e do seu agitar da papada em modo histérico

      Eliminar
    5. Ahahah! Ele não colocou no ladrões porque já tinha usado essa cena ali

      Eliminar
    6. De novo, JE ao ataque, suspeitando de todos os que comentaram neste espaço.

      Conjetura hipóteses ou julga mal alguém de alguma coisa.

      Daria JE um bom membro de coletivo, acreditando sempre que alguém é culpado ou responsável por ação desonesta?

      Dará JE um bom bufo?

      Na verdade, posso até ser o Pimentel Ferreira...

      Eliminar
    7. Nós todos sabemos que és
      Do colectivo do amigo do ministro holandês e um simpatizante racista da obra social de Hitler

      Eliminar
    8. Parece que a aposta deste Pimentel Ferreira em se fazer passear or tudo o que era blog de esquerda e dizer as maiores alarvidades para servir o seu dono está a fracassar.

      Eliminar
    9. ...ou posso não ser o Pimentel Ferreira.

      Daí se conclui que os meninos «nazis» que assinaram os comentários das 19:58 e do dia 27, às 08:49, parecem ser colaboradores do «Chega», com truques de contrainteligência, para dar a noção que as coisas do nosso lado estão divididas.

      Eliminar
    10. Lolol

      "as coisas do nosso lado estão divididas"

      Este proto-provocador ainda não percebeu que o lado dele é o de PF, vulgo provocador fascistoide, perdão pimentel ferreira

      Por cá todos bem

      Jose braz desapareceu. Meteu-se pelo buraco da agulha dos comentários do pobre PF a ver se.Em forma de anonimato

      RIP

      Eliminar
    11. JE, sempre a desconfiar do próximo. O perjúrio é a finalidade deste JE, sempre muito repetitivo.

      Eliminar
  9. E por falar no escândalo holandês...

    Entre 2013 e 2019, as autoridades acusaram erroneamente cerca de 26.000 pais de fazer reivindicações fraudulentas de benefícios, obrigando-os a reembolsar os subsídios que haviam recebido em sua totalidade.

    Este escândalo é conhecido por «toeslagenaffaire».

    Em face deste processo, assistimos à demissão do ministro das finanças Menno Snel, o que não aconteceu com o primeiro-ministro Mark Rutte, como era previsto.

    Nota-se agora que manifestantes «anti-lockdown» têm saído às ruas em várias cidades holandesas.

    Para além das medidas «anti-lockdown», do escândalo «toeslagenaffaire», temos um país governado por políticas neoliberais horríveis, há anos e Mark Rutte ainda no seu cargo, como primeiro-ministro, como se nada tivesse passado.

    Não admira os protestos, as batalhas nas ruas entre civis e polícias montados a cavalo.

    Ou seja, uma sociedade governada por políticas falidas leva ao caos.

    É urgente um governo socialista na Holanda, antes que os diques rompam e a catástrofe seja maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim um governo socialista fofinho do género daquele tipo que andou por aí a falar das mulheres e do vinho para justificar a austeridade. Todos nós conhecemos o paleio

      Eliminar
    2. Para o Sr. palhaço que assinou o comentário cobarde e escondido no anonimato, das 20:00 do dia 26:

      A certo passo, deste diálogo de surdos, um ignorante escondido no anonimato (talvez este sujeito reles que escreveu o comentário das 20:00 do dia 26), disse o seguinte: «Muitos holandeses receberam de braços abertos os nazis».

      Por ventura, este anónimo esqueceu-se de alguns contributos holandeses na derrota do nazi-fascismo. São os casos de Paul de Groot, Gerrit Kastein, Anton de Kom, Hannie Schaft, Henk Sneevliet e Gerben Wagenaar, todos estes resistentes, antifascistas e comunistas holandeses.

      Ainda para maior ignorância desse anónimo, os comunistas holandeses deram o maior contributo na luta contra o nazismo, através da greve de fevereiro de 1941.

      Infelizmente, a casmurrice, a arrogância de uma certa classe de jovens envolvida na política serve apenas para suspeitar de quem cumpre um papel em não esquecer a história, como também em nunca subestimar o valor de outros povos e outros países nas lutas contra o fascismo e pelo socialismo.

      Não seria má ideia para o tal degenerado que em jeito de “Ventura” disse «Muitos holandeses receberam de braços abertos os nazis», ver o filme «Far from Vietnam», do realizador Joris Ivens, também ele holandês e comunista.

      Eliminar
    3. Este pimentel ferreira pensa que somos todos parvos

      A frase " «Muitos holandeses receberam de braços abertos os nazis» é verdadeira. E indesmentível. O anónimo que a escreve tem toda a razão

      Não serve tentar tapar a porcaria das classes colaboracionistas holandesas com os exemplos dos resistentes aos nazis

      Ó pimentel ferreira estes métodos por aqui não colhem

      Vamos à História?

      Vai-se falar no colaboracionismo com os nazis de muitos dos holandeses na segunda grande guerra e a forma como entregaram tantos judeus aos nazis. Este assunto é de resto ainda hoje considerado uma mancha vergonhosa na história da Holanda

      El 10 de mayo de 1940 la Alemania nazi invadió Holanda, y tan sólo cinco días después el gobierno neerlandés se rindió a los alemanes, comenzando oficialmente la ocupación el 17 de mayo. La familia real, con la reina Guillermina I a la cabeza, y el gobierno, habían huído del país días atrás, refugiándose en el Reino Unido, donde establecieron un gobierno en el exilio.

      Los alemanes optaron por nombrar un Reichskommissar, Arthur Seyss-Inquart, (que seria enforcado na sequência dos julgamentos de Nuremberg ) para dirigir el país. Inicialmente, incluso pareció que podrían contar con la cooperación de los políticos demócratas: el primer ministro del gobierno holandés en el exilio, Dirk Jan de Geer, dejó Londres y retornó a los Países Bajos vía Lisboa para entablar por su cuenta negociaciones de paz con los alemanes - creía que los Aliados no podía ganar la guerra - y discutir la cooperación con las fuerzas de ocupación nazis, algo a lo que se opuso enérgicamente la reina que lo destituyó del cargo. Por ello, finalmente, los alemanes decidieron confiar en los fascistas locales, de los cuales había varios partidos antes de la guerra.

      Tras el apaciguamiento de las zonas conquistadas y la aparentemente cercana victoria alemana sobre los aliados, el pueblo holandés comenzó a rehacer su vida. A pesar de la ferocidad con la que se llevó a cabo la invasión y los numerosos destrozos que esta ocasionó en algunas ciudades como Rotterdam, pronto la situación cambió a mejor. Las causas principales recaen en el pensamiento ario de los nacionalsocialistas y en la escasa disposición del pueblo local a la sublevación.

      El primer aspecto se entiende como la aceptación de los alemanes de sus vecinos occidentales como miembros de la raza superior, ya que ambos pueblos compartían y comparten rasgos comunes. De esta forma, como en Noruega, Holanda gozó de una mayor autonomía hasta la fase final de la guerra.
      La mentalidad jugó también un papel determinante. Gran parte de la ciudadanía consideraba a sus líderes políticos poco menos que unos ineptos y veían en la masificada y productiva economía alemana la forma de salir de la crisis acuciante. Así, en un primer momento, se llegó a ver con buenos ojos una temporal ocupación alemana del país.

      A Nederlandsa Unie (NU) foi criada em Julho de 1940 e defendia a "política sensata" de colaborar com os nazis. A "colaboração sensata" ganhou muitos adeptos e em poucos meses a NU tinha mais de 800 000 membros, com homens e mulheres fazendo filas nos quarteirões para aderir à organização.

      Eliminar
    4. Mas houve movimentos de resistência da parte de pessoas individualmente, da parte de movimentos, da parte de partidos que não foram nas cantigas da "política sensata"


      "Hubo varios intentos de resistencia a las fuerzas de ocupación. Hubo una huelga general en febrero de 1941 en protesta de las medidas y actividades nazis contra los judíos holandeses (era la primera vez que se producía una huelga general en un país ocupado por los alemanes). Los comunistas llevaron a cabo misiones importantes, tales como el asesinato del general Hendrik A. Seyffardt, que había sido jefe del Estado Mayor del Ejército holandés y era el patrocinador de la 23ª SS División "Nederland", que luchó en el Frente Oriental. El jefe de las fuerzas de seguridad alemanas, el general SS Hanns Albin Rauter, escapó a un atentado contra su vida, pero muchos hombres menos importantes del NSB y la WA fueron asesinados. El principal esfuerzo de la Resistencia consistió en ayudar a los llamados onderduikers (o "gente sumergida"), hombres y mujeres que se escondían de los alemanes. Varias organizaciones estuvieron implicados en ello, especialmente el Landelijke-Knokploegen (LK)."

      Eliminar
    5. Sabem o cómico de toda esta história que o pimentel ferreira aparece aqui a colorir?

      É que tudo isto é requentado e já lhe foi esfregado na cara aqui:

      http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2017/11/permanece-vivo.html

      Basta fazer uma pesquisa com o nome de Pimentel e verificar o PF em causa

      Entretanto, onde diabo de terá metido o braz?

      Eliminar
    6. Quanto a Joris Ivens

      A exemplo de muitos intelectuais de sua época, Ivens era claramente simpatizante do partido comunista, defendendo em sua obra as ideias socialistas, o que lhe angariou diversas críticas.

      Entre 1936 e 1945, viveu nos Estados Unidos, onde fez vários filmes. Perseguido pelos seus ideais, deixou o país. Trabalhou depois em vários estúdios do leste europeu, e a sua posição a favor do Bloco Comunista, na Guerra fria, incomodou o governo holandês, que o obrigou a renovar seu passaporte a cada três ou quatro meses".

      Ivens não foi recebido de braços abertos pelo governo holandês. Esta atitude carinhosa de muitos holandeses estava reservada para os nazis

      Eliminar
    7. 87% dos judeus na Holanda foram enviados para campos de concentração nazis e os que voltaram não receberam um tratamento especial por parte dos holandeses, muito pelo contrário. Muitos de seus bens já estavam ocupados por outras famílias que não esperavam o seu regresso.

      Muitas famílias holandesas, é verdade, até ajudaram na deportação de judeus. É bom lembrar que na Holanda havia a temida NSB, uma versão da famigerada SS alemã, formada apenas por holandeses. Veja-se o caso de Anne Frank.

      Só mesmo alguém muito idiota e demasiado desonesto tenta negar o colaboracionismo na Holanda. É como tentar negar Pétain e o governo de Vichy pela existência da resistência francesa

      Eliminar
    8. Obrigado, JE, por consultar os livros em prosa castelhana. Também, não era caso para tanto.
      Mas obrigado pelo contributo a favor da informação e esclarecimento sobre os holandeses que lutaram pelo socialismo no seu país.

      Eliminar
  10. Novas tentativas do JE em lançar boatos totalmente desmascaradas.
    As mensagens escritas 26 de janeiro de 2021 às 19:58, 27 de janeiro de 2021 às 08:49, 26 de janeiro de 2021 às 20:00, são todas deste boateiro.
    Deve andar muito enervado, desde que lhe lançaram à cara algumas verdades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma última nota para sublinhar o que um anónimo disse em relação aquele chorrilho de rebolucionarides de pimentel ferreira sobre a Holanda:

      "Assim um governo socialista fofinho do género daquele tipo que andou por aí a falar das mulheres e do vinho para justificar a austeridade"?

      Onde diabo está a resposta de PF?

      Parece que foi mesmo na mouche. Tivemos apenas direito a um exercício de pantomina desonesto e "achegado". Ao tal amigo, o tal ministro socialista holandês

      Eliminar
    2. JE, daqui um pouco o Vítor Dias fecha a caixa de comentários, pois a página já não aguenta tantos comentários seus.
      Você não é má pessoa, JE. O problema é quando inventa e se escapa para a falsa acusação.
      Cuidado com isso.
      Vivemos tempos perigosos.
      Cabe a cada um ser honesto e brando nas suas palavras e nunca suspeitar dos outros até ter a certeza do que está a falar.
      Boa noite e boa sorte!

      Eliminar
    3. Sobre os acontecimentos na Holanda, JE, veja este interessante depoimento no UK Column (ao minuto 26):
      https://www.youtube.com/watch?v=MA8_lb8nk-4
      Veja o confronto destes tempos com o jornal que o convidado deste programa mostra em 1936.

      Eliminar