A segunda
manobra da noite
A segunda manobra da noite eleitoral foi protagonizada por numerosos jornalistas. comentadores e políticos (aqui com destaque para Rui Rio que quase subia às nuvens de satisfação) procurando inculcar a ideia de que no Alentejo teria havido uma grande transferência de votos do PCP para André Ventura só porque este ficou em 2º lugar em Portalegre, Évora e Beja.
A manobra não tem o mais pequeno fundamento pela simples razão de que presidenciais só comparam com presidenciais. E esta comparação o que revela é que João Ferreira teve nesses distritos sensivelmente os mesmos votos e percentagem que o candidato do PCP em 2016 quando não houve André Ventura na corrida,não se detectando por isso qualquer relevante transferência de votos para André Ventura.
Melhor seria Rui Rio reparar no seguinte: em Bragança André Ventura teve 17,59% ( mais do que em 2 nos 3 distritos alentejanos) e não foi certamente à custa de transferências de votos do PCP mas sim do PSD e CDS.
Muito bem observado!
ResponderEliminarA análise feita por muita gente, nomeadamente jornalistas e politólogos, da transferência direta de votos, no Alentejo, do PC para o Chega é, no mínimo estúpida e despudorada.
ResponderEliminar