28 janeiro 2021

É demais !

 Desgraçada informação

Uma avaria no sistema de condutas de oxigènio é transformada em falta de oxigênio.Directos e mais directos das filas de ambulâncias às portas de hospitais mas depois, quando um administrador hospitalar explica o que verdadeiramente se passa (só 15% eram casos urgentes, recurso em parte injustificado dos utentes a ambulâncias, número considerável de casos não-covid), logo lhe cortam o pio. A palavra caos é repetida quatro ou cinco vezes num telejornal. Por muito grave que a situação seja, e é, estamos com telejornais que sopram o pânico irresponsavelmente. E este frenesim noticioso e esta avidez pela desgraça só podem dar mau resultado.

5 comentários:

  1. Excelente texto. Na verdade, esta imprensa está cada vez pior e alguns responsáveis pela opinião pública já se confundem com inquisidores (ver, por exemplo, a maneira e o tom como José Pacheco Pereira questionou António Costa no último programa da Quadratura do Círculo). Alguns até parece que não se importam com o malvado ofício que levam e quanto mais arrogante e estúpido, melhor.

    ResponderEliminar
  2. Cito a parte que me parece menos correcta: "recurso em parte injustificado dos utentes a ambulâncias, número considerável de casos não-covid". Não são os utentes que podem recorrer das ambulâncias, quem determina que um determinado paciente vai de ambulância para o hospital é apenas o CODU, que determina igualmente para que hospital deve ir, se for caso disso, nunca o doente, nem sequer os bombeiros. O resto subscrevo.
    CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes

    ResponderEliminar
  3. Tretas

    Quem determina que o doente vai de ambulância para o Hospital não é apenas o CODU. Isto passa-se quando é activado o Número Europeu de Emergência – 112.

    Como se pode ver nas fotos da fila de ambulâncias, há-as de vários tipos.
    Pelo que nem todas as ambulâncias são do INEM. Para além de que, se se juntar a isso a crise, muitas corporações de bombeiros precisam do pagamento do transporte de doentes emergentes para sobreviver

    Esta "acertividade" para o disparate faz lembrar quem?

    ResponderEliminar