19 setembro 2020

Fantasias

 O umbigo 
como centro do mundo


Comemorando a 2500ª edição do Expresso. Marcelo Rebelo de Sousa perpetra hoje num caderno do jornal um depoimento que nos diz que o semanário foi «decisivo para o 25 de Abril» porque   « representou uma rutura com o regime».  
Estamos assim perante uma escandalosa e atrevida reescrita da história feita de sofismas, sonegações e exageros.
Ficamos a saber que para Marcelo Rebelo de Sousa «decisivo para o 25 de Abril»foi o «Expresso» que o mesmo é dizer que decisiva foi a «ala liberal»da União Nacional que aliás não   pretendia nenhuma ruptura com o regime. (ver Nota)
E com esta tese estapafúrdia se esconde que decisivas sim , para além obviamente da iniciativa do movimento dos capitães, foram a prolongada e sacrificada resistência antifascista e a luta libertadora dos povos das   colónias que transformou as guerras coloniais num atoleiro para o fascismo português.      
É no que dá quando  se julga que o umbigo de alguns é o centro do mundo e o motor da história.

Nota : qual ruptura com o regime. qual carapuça ! Em Abril de 1973, Marcelo Rebelo de Sousa ainda escrevia   uma carta a Marcelo Caetano também se queixando do recém-realizado 3º Congresso da Oposição Democrática e denunciando a influência que nele tinham tido os comunistas.

6 comentários:

  1. A memória do presidente a trazê-lo às origens. Mais um "bocadinho" e vamos ouvi-lo dizer: Não foram os militares que fizeram o 25 de Abril, mas sim o "Expresso"....

    ResponderEliminar
  2. Eu,um simples operario emigrante na Holanda onde resido desde 1964 e j'a um velhote de 96 anos de idade,a propósito,deixo aqui este meu desabafo:- Mas,porem,todavia,contudo/com populismo e demagogia/ muita mentira, verdade parece/mas em liberdade e "democracia"/o Povo tem o Governo que merece/e contenta-se com Fatima,Futebol e Entrudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. O povo não tem o governo que merece.
      Depois dos sacanas sem lei de Passos e Porras, com o apoio da troika e do mais além da troika, dos holandeses e dos travestis de holandeses, houve um retrocesso no avançar da Besta
      Depois voltamos ao sítio onde estamos

      A citação do entrudo faz lembrar aquele ministro holandês e os seus comentários boçais e imperialistas Há por aí muito travesti que o imita mesmo pela calada

      Eliminar
  3. Marcelo Rebelo de Sousa ,era filho de Baltazar Rebelo de Sousa, e afilhado do Ditador Marcelo Caetano, tudo gente com pregaminhos, NA DITADURA.

    ResponderEliminar
  4. É preciso ter cuidado com esta gente que se arma em populistas, arrastam atrás de si muitos ignorantes, mais não são que uns analfabetos políticos...

    ResponderEliminar