O umbigo
como centro do mundo
Comemorando a 2500ª edição do Expresso. Marcelo Rebelo de Sousa perpetra hoje num caderno do jornal um depoimento que nos diz que o semanário foi «decisivo para o 25 de Abril» porque « representou uma rutura com o regime».
Estamos assim perante uma escandalosa e atrevida reescrita da história feita de sofismas, sonegações e exageros.
Ficamos a saber que para Marcelo Rebelo de Sousa «decisivo para o 25 de Abril»foi o «Expresso» que o mesmo é dizer que decisiva foi a «ala liberal»da União Nacional que aliás não pretendia nenhuma ruptura com o regime. (ver Nota)
E com esta tese estapafúrdia se esconde que decisivas sim , para além obviamente da iniciativa do movimento dos capitães, foram a prolongada e sacrificada resistência antifascista e a luta libertadora dos povos das colónias que transformou as guerras coloniais num atoleiro para o fascismo português.
É no que dá quando se julga que o umbigo de alguns é o centro do mundo e o motor da história.
Nota : qual ruptura com o regime. qual carapuça ! Em Abril de 1973, Marcelo Rebelo de Sousa ainda escrevia uma carta a Marcelo Caetano também se queixando do recém-realizado 3º Congresso da Oposição Democrática e denunciando a influência que nele tinham tido os comunistas.
A memória do presidente a trazê-lo às origens. Mais um "bocadinho" e vamos ouvi-lo dizer: Não foram os militares que fizeram o 25 de Abril, mas sim o "Expresso"....
ResponderEliminarIsso mesmo!
ResponderEliminarEu,um simples operario emigrante na Holanda onde resido desde 1964 e j'a um velhote de 96 anos de idade,a propósito,deixo aqui este meu desabafo:- Mas,porem,todavia,contudo/com populismo e demagogia/ muita mentira, verdade parece/mas em liberdade e "democracia"/o Povo tem o Governo que merece/e contenta-se com Fatima,Futebol e Entrudo.
ResponderEliminarNão. O povo não tem o governo que merece.
EliminarDepois dos sacanas sem lei de Passos e Porras, com o apoio da troika e do mais além da troika, dos holandeses e dos travestis de holandeses, houve um retrocesso no avançar da Besta
Depois voltamos ao sítio onde estamos
A citação do entrudo faz lembrar aquele ministro holandês e os seus comentários boçais e imperialistas Há por aí muito travesti que o imita mesmo pela calada
Marcelo Rebelo de Sousa ,era filho de Baltazar Rebelo de Sousa, e afilhado do Ditador Marcelo Caetano, tudo gente com pregaminhos, NA DITADURA.
ResponderEliminarÉ preciso ter cuidado com esta gente que se arma em populistas, arrastam atrás de si muitos ignorantes, mais não são que uns analfabetos políticos...
ResponderEliminar