22 agosto 2012

È preciso dizer-lhes que...

... a privatização de um canal
da RTP não são favas contadas





(Texto integral e primeiros signatários aqui)


(...) Além do mais, neste quadro, uma eventual privatização de um canal, sobretudo se conjugada com o anunciado fim da publicidade comercial na RTP, não representaria nenhuma diminuição dos custos do serviço público, que, de resto e ao contrário do que tem sido frequentemente propalado, são dos mais baixos da Europa.

Bem pelo contrário, sobretudo no atual contexto de grave crise económica e financeira, a presença de um novo operador comercial, certamente com uma programação adequada à sua necessidade de maximizar receitas publicitárias, teria dramáticas consequências na viabilidade dos restantes operadores do sector, bem como em todas as outras empresas de comunicação social e da indústria audiovisual, empobrecendo drasticamente a qualidade e a diversidade dos media portugueses.

Por outro lado, essa privatização envolveria o fim de muitos dos atuais programas da RTP, quer os programas que legitimamente procuram dirigir-se a todos os portugueses, quer alguns dos que se destinam aos públicos minoritários, que não encontram conteúdos idênticos na restante oferta televisiva por não ser essa a vocação dos operadores comerciais - e que, por isso, devem ser assegurados por um canal alternativo -, conferindo legitimidade e um importante papel regulador ao operador público.

Por todas estas razões, os signatários apelam ao bom senso dos partidos do governo e da oposição para que travem uma medida que carece de clareza e de racionalidade e que não pode em caso nenhum ser enquadrada no plano de privatizações, até porque a sua dimensão financeira seria despicienda e totalmente desproporcionada relativamente aos efeitos brutais sobre a indústria dos média e a qualidade e a isenção da informação, da formação e do entretenimento a que os portugueses têm direito.»

4 comentários:

  1. e não pode arranjar uma forma falta de um tipo assinar a coisa?

    ResponderEliminar


  2. Para já, pode-se assinar enviando para o mail indicado na parte de baixo da imagem. Daqui por uns dias, já será possível online.

    ResponderEliminar
  3. LUTAR POR UM SERVIÇO PÚBLICO DE TELEVISÃO É UM DEVER PATRIÓTICO!

    António Carvalho

    ResponderEliminar
  4. pois, lá está escondidinho. obrigado.

    ResponderEliminar