09 abril 2025

E a coesão passa a incluir a defesa !!!

Casas ou armas ?


João Oliveira no «DN» de 8/4

(...)«Em alguns casos desvaloriza-se mesmo o problema da habitação.

No dia 1 de Abril, a Comissão Europeia anunciou uma revisão da Política de Coesão que aponta cinco novas prioridades. Entre elas estão a defesa e a habitação.

A escolha do “Dia das Mentiras” podia ter sido justificada com a intenção de “pregar” uma partida, mas não foi. É mesmo intenção da Comissão Europeia permitir que as verbas dos Fundos de Coesão sejam utilizadas para a produção de armas e outros gastos militares.

A habitação, tal como algumas das outras novas prioridades, apenas aparece para dourar a pílula, para disfarçar o absurdo, para suavizar o choque: a UE quer considerar o militarismo e a corrida às armas como prioridades da política de coesão.

E coloca-as no mesmo patamar de relevância que o acesso à habitação, ou mesmo a um nível superior se considerarmos que para os gastos militares está até apontado um aumento de 800 mil milhões de euros para os próximos anos.

Além de tudo o que já era preciso fazer também vai ser preciso erguer a voz para dizer que o povo precisa é de casas, não é de armas para as destruir.

3 comentários:

  1. "PARA ONDE CAMINHA A UE? | Reflexão de Manuel Begonha sócio da ACR"
    http://conquistasdarevolucao.blogspot.com/2025/04/para-onde-caminha-ue-reflexao-de-manuel.html
    ... ... ...
    «* A UE deveria reconhecer que só empobrecerá, afectará a coesão económica e social e se dividirá, se insistir em aplicar impostos desproporcionados aos países membros, para concretizar a utopia de se rearmar a qualquer custo.
    * A UE finge ignorar que para reforçar o poder militar, irá de uma forma ou de outra, dar lucro à máquina militar industrial norte americana de quem depende por exemplo na tecnologia aviónica, defesa aérea e nos sistemas de misseis.
    * Finalmente, a UE precisa ter em atenção que perdeu o lugar entre as grandes potências do mundo.»

    ResponderEliminar
  2. um extraordinário comunicador. Um camarada de mão cheia, com um trabalho no parlamento europeu fenomenal! Lá em Bruxelas já conseguiu reunir partes dos deputados de esquerda em torno de lutas comuns como as da paz...incrível! Que os Bejenses saibam cuidar dele como ele saberá elevar a qualidade das suas vidas...

    ResponderEliminar