21 junho 2022

Tinham votos e deputados

 Pluralismo made in Ucrânia


No Expresso» :«Onze partidos foram suspensos em março ao abrigo da lei marcial, e são agora proibidos pela justiça ucraniana por “atentarem contra a soberania do país”. Muitos estão à esquerda no espectro político, e nem todos têm uma agenda pró-russa.No entanto, os restantes partidos na lista dificilmente podem ser considerados como ideologicamente pró-russos. “A maioria dos partidos pró-russos na Ucrânia são em primeiro lugar ‘pró eles próprios’ e têm interesses autónomos e fontes de rendimento na Ucrânia”, escreveu Volodymyr Ishchenko, investigador no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Berlim, num artigo publicado no site da Al Jazeera.Também por isso a suspensão anunciada em março foi bastante criticada a nível internacional. “O perigo da Ucrânia fazer isto ao abrigo da lei marcial é que, por muito que as decisões sejam suportadas no perigo para a segurança nacional, o país corre o risco de ficar parecido com o seu invasor - que também ataca a oposição e silencia vozes críticas [do governo]”, salientou o jornalista e historiador Nigel Jones num artigo publicado na revista “The Spectator” em que considerava este “o primeiro erro de Zelensky” desde o início da guerra.»

5 comentários:

  1. Tenha cuidado, Vítor, pois ainda pode ser chamado pelos incendiários de serviço, do tipo Ana Gomes, Daniel Oliveira e Pacheco Pereira, como «putinista».
    O próprio Pacheco Pereira ou «Pavão de Monco Caído» (como lhe chamou Carlos Candal), escreveu isto: «As minhas fontes não são discussões nas redes sociais, nem tweets, nem comentários anónimos. São os documentos do PCP, os artigos do Avante! (que mesmo assim evita falar muito da Ucrânia, o que é interessante), os artigos do Abril, Abril, em particular os de José Goulão...» Ou seja, o diabo deste homem sempre anda à coca de saber o que os comunistas dizem - sempre à caça de mais qualquer relíquia para o seu depósito em Alenquer ou para os serviços da CIA americanos.
    Este último artigo que escreveu, para além de medíocre, é uma confusão medonha, mas também é útil para todos aqueles que fogem das opiniões e se autoproclamam de esquerda, sem saber o que isto significa.

    ResponderEliminar
  2. 'Aproximação à Rússia' em que difere de satisfazer ambições de Putin?
    Estas foram bem explicadas pelo próprio.
    Vai daí qual é o corretês aplicável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O corretês aplicável, se essa palavra inventada por si existe, é o «José» procurar outro blog para escrever as suas provocações. Já se fartou do «Ladrões de Bicicletas», onde por vezes escreve desabafos que mais parecem crónicas de revista parva?

      Eliminar
  3. Li algures que Zelensky quer remover Ivan Bakanov de seu cargo de chefe da SBU por falhas no campo da segurança. Não sei nada destes nomes mas parece que é frequente fazer saneamentos quando não acabam mesmo da pior maneira.

    ResponderEliminar
  4. Hoje foi a embaixadora em Portugal que foi ao ar, coitada que era tão dedicada.

    ResponderEliminar