15 junho 2022

A ter em atenção

 Uma sondagem europeia 
divulgada pelo «Público»

«A maioria dos europeus está de acordo em relação à responsabilidade da invasão da Ucrânia e também sobre quem tem a maior possibilidade de acabar o conflito – a Rússia. Mas onde se dividem é sobre o fim do conflito, segundo uma sondagem do European Council on Foreign Relations (ECFR), com dois campos a emergir: um quer a paz o mais rapidamente possível, mesmo com cedências territoriais da Ucrânia (o estudo chama-lhe o campo da paz) e outro quer que seja privilegiada a justiça, ou seja, que seja restaurada a integridade territorial da Ucrânia e que a Rússia seja punida pela invasão (o estudo chama-lhe o campo da justiça) – e finalmente, entre ambos, há um grupo que oscila entre posições do campo da justiça, não querendo permitir que a Rússia obtenha ganhos com a invasão de um país soberano, do campo da paz, enunciando medos de escalada, incluindo nuclear (este é o grupo dos oscilantes).

Em geral, os europeus nos dez países da sondagem do ECFR estão divididos, com 35% no campo da paz e 20% no da justiça, com 20% a oscilar entre os dois.»

Portugal tem 31% de inquiridos no campo da paz, 21% no da justiça, e 30% de oscilantes entre os dois.»


clicar para ler melhor


4 comentários:

  1. Infelizmente, esta sondagem continua a ignorar a dimensão da Rússia em todo o Mundo, como se este país fosse equiparado a um país como o Afeganistão ou a Turquia.
    Esquecem a área que a Rússia ocupa no Mundo e o poder que o mesmo país ganhou economicamente com o efeito das sanções económicas.
    A sondagem faz de conta que os oito anos de regime «Maidan» nunca existiu, bem como as constantes e consecutivas agressões à região do Donbass, ou seja, a população pró-russa desta região não conta para estudo.
    Esta é apenas uma sondagem para apaziguar (um pouco) as mentes daqueles que continuam a acreditar na narrativa mentirosa construída por uma comissão europeia totalmente à deriva.
    A meu ver, a verdadeira sondagem a ser publicada seria esta:
    Campo da Paz, ou a demissão daqueles que estão à frente da Comissão Europeia; Campo da Justiça, julgamento desta camarilha no tribunal de Haia, por terem aplicado sanções criminosas que, afinal, serviram para destruir a vida de muita gente na Europa.

    ResponderEliminar
  2. E o vencedor é ...O caos

    ResponderEliminar
  3. Outra sondagem mostra que Portugal é dos países que mais defendem as razões da Ucrânia devido a falta de contraditório na comunicação social principalmente a televisiva.
    A comunicação social televisiva reflecte as posições da direita mais trauliteira, CNN e Sky News

    ResponderEliminar
  4. Falta saber se devemos dar a mesma credibilidade que "demos", às SONDAGENS DO EMPATE TÉCNICO..

    ResponderEliminar