15 agosto 2020

Conclusão lógica

O que a Bonifácio
de facto nos veio dizer

Se
Se, ao considerar  em entrevista ao «Público que a revolução liberal de 1820 é «uma referência para a esquerda radical», Maria de Fátima Bonifácio julgou que estava a hostilizar por exemplo o PCP e o BE, enganou-se redondamente. Pelo menos o PCP terá assumido orgulho em ter como referência mais longínqua o património progressista que à época representou a revolução liberal de 1820. 
Bem vistas as coisas, Bonifácio não se deve ter dado conta da consequência lógica da sua afirmação. É que, ao falar da revolução de 1820 (que na entrevista erradamente desvaloriza)   como uma herança só para a «esquerda radical», ela deixou de fora dessa herança o PSD e o CDS que assim ficam no campo do absolutismo e do reaccionarismo dos miguelistas. E, se assim é, então bem se compreende que Bonifácio tenha concluído que « Hoje, é difícil ser de direita em Portugal. Eu sei por experiência própria. » 

3 comentários:

  1. Infelizmente já não é "assim" tão dificil, infelizmente já lá vão os tempos em que era "falta de educação" verbalizar bonifacices, infelizmente já lá vão os tempos em as bonifácias não eram convidadas porque "sei lá o que lhe sai pela boca"...

    ResponderEliminar
  2. Isto de fazer fretes aos patrões e aos poderosos tem muito que se lhe diga. É quase como o trabalho da prostituição.

    ResponderEliminar
  3. O Público poderia ter procurado outra fotografia de Maria de Fátima Bonifácio para tentar captar a atenção dos seus leitores para aquilo que é dito. A escolha desta fotografia não foi a mais feliz.

    ResponderEliminar