09 outubro 2019

Os pontos nos is

Atalhando em relação a
uma conjectura viciosa
e envenenada

Ontem a noite, na SIC Notícias, José Miguel Júdice lavrou uma sentença que carece de ser imediatamente desmontada. Afirmou ele qualquer coisa parecida com isto: «É significativo registar que onde o Chega tem maiores votações é precisamente onde o PCP tem mais força- Évora, Beja e Portalegre».

Ora, sobre isto, impõe-se dizer o seguinte :

1. Como é sabidos os boletins de voto não são acompanhados da fotografia e nome do eleitor pelo que  tudo o que se diga sobre deslocações de voto são meros palpites ou conjecturas, com mais ou menos credibilidade do ponto de vista político e sociológico.

2. Em Évora, o conjunto PSD+CDS perde 4.807 votos o que chega e sobra para explicar os 1645 votos do Chega.

3. Em Beja, o conjunto PSD+CDS perde 4.936 votos o que chega e sobra para explicar os 1.313 votos do Chega.
4. Em Portalegre o conjunto PSD+CDS perde 3.967 votos o que chega e sobra para explicar os 1.704 votos do Chega.

5. E, por fim, para rematar só dizer que no conjunto dos distritos de Évora, Beja e Portalegre PSD+CDS perdem mais 3.484 votos dos que a CDU perdeu.

4 comentários:

  1. É logico que a votacão no ventura tem de ser analisada, mas eu não excluo que algum eleitorado do PCP se tenha deixado levar pelo primarismo das bocas anti-ciganos, sobretudo algum eleitorado mais pobre reformado e com pensões de miséria. Sinceramente já vi isto há alguns anos nos arredores de Paris e no norte da França.

    ResponderEliminar
  2. O José Miguel Júdice é que merece ser desmontado, como já foi, num artigo que o camarada publicou aqui este ano. É uma vergonha o Júdice ter o passado que teve num país ainda anti-democrático e tentar aparentar bons modos e civismo nessas opiniões que emite em canal privado.

    Por último, se o partido «Chega» pode ser uma mistura de ignorância, falta de cultura e brutalidade física ou verbal dentro de algumas pessoas desta sociedade, essas características sobressaem mais em votantes de partidos, como o PSD e o CDS-PP.
    Chegar à conclusão que o eleitorado da CDU foi votar no «Chega» só pode ser má intenção ou por nítido anti-comunismo, como é o caso de José Miguel Júdice (um caso que peca por excesso de protagonismo na comunicação social).

    ResponderEliminar
  3. Victor, já te deste conta de uma petição que anda a circular contra a eleita do Livre? Não te merece um comentário? Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A petição termina desta forma: «A Pátria Portuguesa merece e exige respeito de todos os seus cidadãos, ao qual os que vêm de fora e peçam Nacionalidade Portuguesa estão também Obrigados.»

      A petição mais parece ter sido escrita pelos eleitores fascistas do «Chega» e da «IL».
      Este falso moralismo é muito incentivado por alguns meninos monárquicos, fascistas e até nazis, simpatizantes do André Ventura. Alguns até são racistas e desejam a morte dos comunistas (tal como no tempo da PIDE e de Salazar).

      Eliminar