10 setembro 2019

Há 50 anos

As "eleições" de 1969

Os catorze interessados podem ler aqui a minha evocação da farsa eleitoral da ditadura  em 1969 (em O Militante» nº 362- Set/Out. 2019)  que aí qualifico como « um relevante acontecimento no processo da prolongada  luta democrática pela liberdade e contra a opressão, não apenas pela dinamismo, audácia, energia criadora e grande combatividade demonstrada pelos comunistas e outros democratas nesse preciso período mas sobretudo porque teve decisivas  projecções para os quase cinco anos que se seguiram até à histórica madrugada de 25 de Abril de 1974.»

2 comentários:

  1. As eleições de 1969, as primeiras da pseudo primavera marcelista, despertaram muita gente, sobretudo jovens para a política, a CDE, teve um papel aglutidor de quase TODA , a oposição.Houve uma lista do monárquicos, e outra ligada ao Mario Soares, mas só nalguns círculos, noutros até esses participaram na CDE. Por isso o PCP, foi só uma parte de um todo muito mais abrangente, até porque como o Vitor Dias sabe o seu PCP estava bastante fragilizado nessa época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu artigo não há nenhuma desvalorização da contribuição de outros sectores democráticos para a acção das CDE. A alegada »fragilização» do PCP (referência à prisão de importantes dirigentes ?) em nada impediu o papel determinante dos comunistas na constituição e orientação política das CDE´s.

      Eliminar