03 junho 2019

SEM ÓDIO MAS COM MEMÓRIA

BREVE CONTRIBUTO
PARA "DIMENSÃO HISTÓRICA"
 DE JONAS SAVIMBI

«David Bernardino, médico pediatra, nasceu a 23 de Março de 1932 e morreu no Huambo, assassinado pela UNITA de Jonas Savimbi, a 4 de Dezembro de 1992. O assassinato já havia sido mandado a partir do topo da organização, e ele sabia-o, mas não quis abandonar o seu posto, o seu centro de saúde, onde sentia que era preciso. Foi lutador anti-fascista, foi presidente da Casa dos Estudantes do Império, fez um jornal que não agradou propriamente a nenhum poder e foi assassinado pela UNITA aos 60 anos. Plantou hortas, porque precisava de melhorar o estado nutricional dos seus doentes. Cantou no Coro Lopes Graça. Deu boleias sem fim aos putos do bairro na caixa aberta da sua carrinha. Correu com bebés nos braços pelas casas e jardins, "porque eles gostam", deixando os pais atordoados.  (...)» (Sandra Monteiro no Facebook)

5 comentários:

  1. a "dimensão histórica" dos criminosos de guerra...e não esquecer que os que o mataram eram os seus apoiantes antes... Coisas de negócios....
    Aramos

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer o ataque terrorista ao comboio que matou 250 pessoas (em 10 de Agosto de 2001), da sua autoria. Por esses e muitos outros crimes, foi perseguido e abatido.

    ResponderEliminar
  3. Se fossemos escrever sobre os crimes cometidos pelo MPLA, contra a sua população e até contra os seus dissidentes teríamos muito para escrever. A Sita Vales militante do PCP, assassinada pelo MPLA é um dos muitos casos. Atenção que não pretendo branquear, os crimes de Savimbi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este anónimo das 19:19 é o típico caso de anónimo anti-MPLA e pró-UNITA. A questão aqui é discutir se Jonas Savimbi merecia aquela homenagem e este anónimo vem aqui falar do MPLA. Portanto, se falarem em alhos a este anónimo, ele responderá em bogalhos.

      Eliminar
    2. A morte de Sita Valles não lhe dói mais do que a mim que era seu amigo. Mas informo que, quando regressou a Angola, Sita Valles deixou de ser militante do PCP.

      Eliminar