26 janeiro 2017

Conversa de gente com a carteira bem composta


Caros leitores, não há aqui nenhuma montagem ou contrafacção. Este personagem chega mesmo a estas contas juntando aos 557 euros do salário mínimo agora auferido por muitos trabalhadores os 23,75% pagos pelo patronato para a segurança social, depois acresce a sua multiplicação por 14 meses, o que, segundo ele, já daria 9650 euros anuais, o que, também segundo ele, teria de ser dividido por 11 «porque qualquer trabalhador português que tenha a sorte de estar no quadro recebe mais três meses [???] de salário por ano do que aquilo que trabalha».

Sinceramente, com este tempo chuvoso, nem vou discutir as contas e sofismas de João Miguel Tavares, apenas assinalando que o matemático JMT já quanto ao salário mínimo de 557 euros se esqueceu de abater os 11,5% pagos pelos trabalhadores à segurança social.

Nem pensar, vou apenas sugerir que os trabalhadores com salário mínimo, confrontados com uma conta de supermercado, de farmácia, de prestação da casa ou de qualquer outra coisas essencial, respondam firmemente: « lamento muito, mas isso já já cai fora dos 557 euros que ganho, essa conta tem de ser mandado ao sr. João Miguel Tavares, Rua tal, nº tal, Código Postal tal, Cidade tal.»

 ***
Quanto à maior mentira, toma lá
J. M. Tavares 

 

3 comentários:

  1. A canalha anda à solta
    Louvo-te a paciência
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois ... JMT esquece que o 13º mês e o subsídio de férias não são uma benesse nem as férias um luxo. Esquece tb quem é forçado a passar férias em casa e que os dois subsídios fazem girar a economia, potenciando a "febre" de presentes natalícios ou a aquisição de bens e serviços não poucas vezes essenciais. Como os "patrões" da banca, das padarias portuguesas ou das cadeias de hipermercados/supermercados/mini-mercados/lojas de conveniência, é preciso que haja movimentos e poder de compra, não dos seus próprios trabalhadores, mas dos trabalhadores dos patrões concorrentes ou de outros sectores. Mas como pensam todos de acordo com a mesma cartilha, intrínseca ao capitalismo, e como não há galinhas de ovos de ouro, a economia entra numa espiral recessiva e toca de esmifrar ainda mais para manter os lucros e o que eles dizem ser a "justa" remuneração do Kapital.

    ResponderEliminar
  3. Cada regime tem os seus "bobos", sempre bem à mão dos seus Senhores. Este rapazelho não passa mesmo disso, de um "bobo da corte", ainda por cima sem ser engraçado, apenas tonto e sem qualquer rasgo que ultrapasse a banalidade.Mmas com direito a ser ouvido, mais ouvido que muitos eleitos! Porquê? Porque os seus Senhores assim o determinam! E quem são os seus Senhores? São as Media Capital, as Impresas, a Banca, Bruxelas, os Clintos e os Trumps deste Mundo, etc., etc. Lá no fundo, o rapazelho possivelmente deve ter umas quantas acções nessas empresas que praticam à desbunda o SMN, daí querer mais dividendos por essa mesma via!

    ResponderEliminar