O INE anda a brincar com
coisas terrivelmente sérias ?
Sejam bem-vindos
à lucidez
«Quando Marcelo nos pede para não “[exigir] aos que viveram esse passado que pudessem antecipar valores (...) agora tidos por evidentes, intemporais e universais”, persiste num dos mais velhos erros metodológicos da leitura reacionária do passado: o de inventar um tempo em que os valores dominantes seriam tão consensuais que nenhuns outros teriam sido enunciados. Em todas as épocas os valores dominantes tiveram alternativas; todas as ordens tiveram resistência; todas as verdades do tempo tiveram quem as denunciasse».
Quem puder que não deixe de ler hoje no «Público» o magnifico artigo de Manuel Loff.
Um desabafo
contra a corrente
Correndo o risco de ser atropelado por um Alfa pendular mediático, é meu dever de consciência escrever que não alinho nos a meu ver excessivos deslumbramentos em voga com o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa no 25 de Abril. A esse respeito fico-me por duas anotações: a primeira é que peço muita desculpa mas não faz nenhum sentido falar do «bom» (colocado a par do «mau») em relação ao fascismo português e à sua guerra colonial (embora só nesse ponto esteja de acordo com Manuel Carvalho quando escreve no «Público» que « A Guerra Colonial foi um horror, mas não podemos culpar a geração dos nossos pais que foi forçada a combatê-la» pois foi isso que os comunistas sempre fizeram); a segunda é que quando se fala na necessidade de não julgar o passado pelos olhos do presente, é necessário lembrar que muitos não precisaram de esperar pelo presente para denunciar e combater o fascismo e a guerra colonial, antes o fizeram desde o primeiro minuto, como muito bem lembrou o primeiro-ministro numa passagem censurada por algumas televisões. E também anoto que, ao contrário do que dizem todos os media, não vi todos os partidos a aplaudirem o discurso. Em concreto, vi Jerónimo de Sousa levantar-se sem aplaudir e ouvi o seu comentário apenas assinalando positivamente a elogiosa referência de Marcelo aos capitães de Abril. E,por fim uma pergunta venenosa: no habilidoso «nem isto nem aquilo» de Marcelo onde é que encaixa a sua ida ao funeral de Marcelino da Mata ?
Se o ridículo da Bonifácio
pagasse imposto, o ministro
das finanças agradecia
«Não sei se é caso para festejarmos um brevíssimo lampejo de lucidez por parte do PCP quando das últimas eleições presidenciais. Por um lado, o partido teve o cuidado de arranjar um candidato bem apessoado, João Ferreira. Por outro, introduziu uma discreta novidade que não foi comentada mas que é muito significativa de um vislumbre de lucidez: pela primeira vez na nossa história democrática, os cartazes de João Ferreira não ostentavam a tradicional foice e martelo, subrepticiamente permutada pela neutralidade de uma espécie de pequena bandeira verde e vermelha.»
Este pedaço de prosa de Fátima Bonifácio hoje no «Público» ajuda a explicar porque é que o jornal mantém esta colunista. De facto, não é todos os dias que se encontra uma tão desatenta à realidade e tão lunática quanto reaccionária. Na verdade, no caso presente, ninguém na redacção do «Público» teve a coragem de advertir a colunista de que nunca houve foices e martelos nos cartazes de todos, mas de todos, os candidatos presidenciais apresentados pelo PCP. E também ninguém teve o desplante de avisar a Bonifácio que os cartazes tem naturalmente de ter em conta que nos boletins de voto das presidenciais aparecem não símbolos partidários mas sim as fotos dos candidatos.
Barreto igual si
próprio, isto é, trafulha
«O debate sobre os festejos da liberdade tem tanto de desprezível quanto de perigoso. Mas também revelador. Mostra uma espécie de Cartel que decide quem comemora o 25 de Abril e festeja o Dia da Liberdade. Na verdade, que espera traçar as fronteiras da democracia.»
- António Barreto no «Público» de hoje
Cumpre informar caridosamente o dr. António Barreto que não há em Portugal nenhum cartel que «decide quem comemora o 25 de Abril e festeja o Dia da Liberdade». Cada português é obviamente livre de comemorar ou não comemorar e de comemorar das mais diversas formas que lhe apetecerem ( indo à praia, bebendo umas bejecas, estendendo.-se no relvado de um parque, indo a desfiles ou participando em comemorações de âmbito municipal). Dito isto, é no entanto necessário acrescentar um «pormaior»: é que os desfiles populares de Lisboa e do Porto não são ajuntamentos espontâneos que caem do céu aos trambolhões; eles só existem porque há organizações e cidadãos que, pelo menos desde há 42 anos, muito trabalham para eles,