Guerra na Ucrânia :
a opinião pública
europeia está a mudar
« Negociações de paz na Ucrânia são o desfecho mais provável para os europeus
Os europeus acreditam, na sua grande maioria, que a guerra na Ucrânia irá terminar em negociações de paz e já poucos esperam uma vitória ucraniana, segundo uma sondagem do European Council on Foreign Relations (ECFR). No entanto, não é claro de que forma devem decorrer essas negociações.
Com a invasão russa da Ucrânia prestes a cumprir três anos, e com a pressão crescente do Presidente norte-americano, Donald Trump, para acabar com o conflito, os europeus parecem concordar que o momento para negociações de paz está próximo. Esta é a opinião que prevalece em todos os 14 países (Alemanha, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suíça e Ucrânia) que participaram no inquérito do ECFR realizado entre Novembro e Dezembro.
Mesmo na Ucrânia já são mais aqueles que acreditam que um acordo será o desfecho mais provável comparado com uma vitória militar do seu país (47% face a 34%). Os resultados da sondagem mostram uma evolução acelerada da opinião pública europeia ao longo do último ano na direcção do acordo diplomático. Na Estónia, por exemplo, um dos países que mais se destaca pelo apoio dado a Kiev, a fatia da população que acreditava numa vitória ucraniana passou de 38% para 15% entre Maio e Novembro.» («Público»)
Sem comentários:
Enviar um comentário