03 fevereiro 2025

A extrema direita económica e social

 O bom símbolo para
 a Iniciativa Liberal


«A euforia que se viu este fim-de-semana, na convenção da Iniciativa Liberal, em torno da figura de Javier Milei, pode significar que estamos num momento de transição do partido que deixará o pensamento liberal para se juntar à direita populista de Milei.CC

Como se sabe, o presidente argentino é fã de Elon Musk e Donald Trump (que deu a Milei a honra de o receber logo a seguir à tomada de posse) e de Giorgia Meloni, que recentemente ofereceu a Javier Milei a nacionalidade italiana.
 italiana.---------------
Até aqui, a Iniciativa Liberal tinha guardado uma prudente distância de Milei, apesar do entusiasmo com que o antigo candidato presidencial da IL, Tiago Mayan Gonçalves, recebeu a notícia da vitória do presidente argentino.


Mas agora parece que as comportas que separavam a Iniciativa Liberal de Javier Milei cederam. Enquanto na Argentina milhares de pessoas se manifestavam contra as declarações homofóbicas e antifeministas de Milei no Fórum de Davos, em Loures um partido elevava Milei aos céus.

Mais do que o presidente reeeleito Rui Rocha, é preciso ver o que o potencial futuro líder da IL, Bernardo Blanco, diz na moção que levou à convenção e que foi aprovada. Blanco quer transpor para Portugal as políticas de Milei e quer uma Iniciativa Liberal que vá beber “no movimento cultural (…) protagonizado pelo presidente argentino Javier Milei”. O título dessa moção de Blanco (ele assinou várias) tem a curiosidade de usar um slogan de Milei – “Afuera, menos Estado, mais liberdade”.» (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário