31 maio 2024

Amigos do coração

A senhora pró-Israel e
 que admite aliar-se
à extrema-direita vem
 à campanha da AD


Von der Leyen em Portugal
 a 6 de junho para ação de campanha da AD

IL admite juntar-se à AD
        no apoio a Von der Leyen
n


Sobre as fantasias em torno da eleição do Presidente da Comissão Europeia ler aqui

29 maio 2024

O PCP e o «plano de emergência para a saúde»

Com a AD,
a hora dos privados

«O PCP acusou esta terça-feira o Governo PSD/CDS-PP de querer degradar o SNS e desviar recursos para os grupos privados com um Plano de Emergência que não reforça a capacidade de resposta dos serviços públicos nem valorizar as carreiras.» 

Esta posição foi assumida na Assembleia da República pela líder parlamentar do PCP, Paula Santos, depois de o Conselho de Ministros ter aprovado hoje um Plano de Emergência e Transformação na Saúde, que foi apresentado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins«.

"As medidas que foram anunciadas ainda há pouco pelo Governo vão ao encontro de um objetivo, e o objetivo é continuar degradar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), é continuar numa linha de perda de capacidade de resposta do SNS para desviar recursos financeiros para os grupos privados que intervêm na área da saúde", declarou Paula Santos aos jornalistas.

A líder parlamentar do PCP apontou que "naquelas medidas não há uma única para valorizar os profissionais de saúde, nas suas carreiras, nas remunerações, na garantia de condições de trabalho", e também "não há o reforço do investimento nas infraestruturas, nos equipamentos, que são tão importantes para assegurar o aumento da oferta da capacidade do SNS".

"No que diz respeito aos cuidados de saúde primários, podemos dizer: o Governo escancara as portas para os grupos privados e para o setor privado, com o anúncio do avanço das USF modelo C com a bolsa de convencionados", considerou.

O que é preciso "é investir na garantia das condições de trabalho, investir nas carreiras, investir nas remunerações" dos profissionais no SNS, contrapôs ?-»

O truque do IRS aplicado à Ucrânia

O truque do costume

126 M€ para a Ucrânia. Mas 100M€ já foram pagos por António Costa

Ao todo, a ajuda portuguesa soma 248 milhões desde 2022. Deste valor, 26 milhões do acordo bilateral serão pagos este ano. Governo começou por anunciar verba de 126 milhões que, no entanto, já incluía os 100 pagos em março pelo anterior Executivo

28 maio 2024

27 maio 2024

Gaza

 Práticas a favor
 do genocídio

GUERRA NO MÉDIO ORIENTE

Colonos israelitas de extrema
-direita atacam camiões de
 ajuda humanitária a Gaza
(Expresso)

Um texto de António Guerreiro

 Mais uma cena do
Acordo Ortográfico de 90

Até hoje, Santana Lopes não se retractou relativamente ao “agora facto é igual a fato (de roupa)”
Francisco Miguel Valada, in PÚBLICO, 21/05/2024

«O autor de um artigo de opinião sobre a língua portuguesa de onde retirei esta frase tem sido um incansável combatente contra o novo Acordo Ortográfico. A ele se deve uma colecção de exemplos (muitos dos quais provenientes de documentos oficiais) que ilustram a sua sempre bem fundada argumentação. O verbo retractar, que ele aqui utiliza, passou, segundo uma das regras do AO90, a escrever-se retratar. Mas, como seria de prever, há quem, mesmo não querendo seguir o famigerado Acordo, escreva retratar (no sentido de pedir desculpa), em vez de retractar. Já por duas vezes encontrei a palavra sem a consoante muda, neste jornal, que não aderiu ao Acordo. É fatal: esta ortografia que nos foi imposta multiplica e difunde as confusões semânticas. Daqui a algum tempo tirar um retrato e pedir desculpa serão a mesma coisa. Pode a ortografia ser estúpida? Pode, como diz o outro.»

24 maio 2024

Um governo para altos rendimentos

A verdade sobre o IRS jovem

Carmo Afonso no «Público»

(...)  «Das medidas aprovadas em Conselho de Ministros destaca-se o IRS Jovem, que prevê uma taxa máxima de 15% para os jovens até 35 anos e até ao oitavo escalão. Dito em numerário significa que ainda se aplica aos jovens que ganhem 81.200 euros por ano. Se considerarmos que são trabalhadores dependentes, ou seja, que recebem 14 remunerações anuais, estamos a falar de uma remuneração mensal de 5800 euros»
(...)«Reparem que se contam numa pausa para café os jovens portugueses, abaixo dos 35 anos, que têm estas condições remuneratórias. É uma medida para poucos. Mas nem por isso estamos dispensados de a analisar. Em primeiro lugar pergunto: porque precisa um jovem que ganha 5800 euros por mês de medidas especiais para “não ter de emigrar?” Se tem esse salário já tem razões de sobra para ficar em Portugal. Sobretudo não faz sentido que o Estado deixe de encaixar essa receita fiscal quando ela faz falta, como pão para a boca, para acudir a situações que são prioritárias em relação a este propósito de tornar a vida confortável de alguns jovens ainda mais irresistível.»

Noticia em todo lado

 Tanto barulho por nada

«Ameaça de bomba sem explosivos
na sede do Chega. Ventura
lamenta “escalada de violência”»

PSP não encontrou engenhos explosivos e suspeito com um "discurso não coerente" foi encaminhado para hospital. Chega vai reavaliar medidas de segurança na sede.

(Radio Renascença)

20 maio 2024

Não dá mesmo para crer !

 Não acredite, é um 
«estudo» do Pingo Doce

O «estudo» é da Fundação Francisco Manuel dos Santos que é do Jerónimo Martins/Pingo Doce. E o Pingo Doce é claro que está muito interessado numa descida do IRC.

17 maio 2024

16 maio 2024

O Chega diz que não é de extrema-direita

 

Ventura e os seus
amigos estrangeiros

Vox convierte Madrid en la capital del
 fasc
ismo a un mes de las elecciones europeas

«Madrid se convertirá el próximo fin de semana en el epicentro del fascismo. El presidente de Vox, Santiago Abascal, reunirá en la capital española a líderes internacionales en la llamada Europa Viva 24, una convención que tendrá lugar a escasas semanas de la celebración de las elecciones al Parlamento Europeo. El presidente de la República Argentina, Javier Milei; el ministro de Asuntos de la Diáspora de Israel y combate contra el Antisemitismo, Amichai Chikli; el exprimer ministro polaco y diputado, Mateusz Morawiecki; la diputada de la Asamblea Nacional de Francia y candidata a la presidencia de la República, Marine Le Pen; el presidente de Chega y diputado, André Ventura; o el diputado chileno y líder del Partido Republicano, José Antonio Kast, serán algunos de los acompañantes de Vox el próximo fin de semana. » (Publico.es)

Contra os falsos consensos

É isto que queremos ?

(...)«Uma coisa é certa: se todos estes países (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia do Norte, Montenegro, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Geórgia. Este bloco, junto com os paises de leste, passará a ser maioritário na União) entrarem na União Europeia nos próximos anos é quase certo que o argumento de Bruxelas de ser fraca a eficácia da governabilidade no atual quadro institucional faça o seu caminho e, então, cairá de vez a regra da unanimidade no Conselho Europeu para aprovar medidas europeias – o único travão real para abusos – passando a vigorar a regra da maioria – e, a partir daí, Portugal, um país periférico, será ainda mais secundarizado, contará cada vez menos... É isto que queremos?». Pedro Tadeu aqui no «DN»

14 maio 2024

Ora tomem lá

 Ainda 0
25 de Novembro

Artigo de Agostinho Lopes no «Expresso»

(...)«Seria bom que na abordagem deste tema, para alguns historiadores, como vimos, ainda um “grande mistério”, não esquecêssemos ou ocultássemos, inclusive os protagonistas que se vão pronunciando (4), os textos que outros importantes protagonistas do complexo processo do 25 de Novembro foram dizendo e escrevendo, para pelo menos assegurar uma leitura tanto quanto possível plural e objectiva, a partir dos factos e acontecimentos históricos. Por exemplo:

– General Pezarat Correia (do Grupo dos Nove): “A democracia e a liberdade vingaram, não por causa do 25 de Novembro, mas apesar do 25 de Novembro”.

– General Franco Charais (também do Grupo dos Nove): “... o 25 de Novembro não foi uma tentativa de golpe de Estado da esquerda revolucionária e/ou do PCP. Mas uma simples rebelião de para-quedistas abandonados pelas suas chefias”.

– General Vasco Gonçalves: “O plano não veio a ser concretizado porque a esquerda militar, o Partido Comunista e as forças progressistas não se deixaram envolver na provocação do 25 de Novembro e porque Costa Gomes chamou a si a dependência de todas as unidades militares do País”. (5)

– Capitão Duran Clemente: “O livro do comandante Gomes Mota que já referi anteriormente, mostra-nos claramente, ponto por ponto, como foi preparada a “inventona” de um imaginário golpe de esquerda a 25 de Novembro. Também Vasco Lourenço, no seu livro No Interior da Revolução (2009), concluiu e declarou gentilmente não ter existido nenhum golpe da esquerda mas um aproveitamento da “revolta dos para-quedistas de Tancos”, por parte de um grupo de coronéis que efectivamente tinham um plano”. (6) (...)

13 maio 2024

Repete-se o truque das legislativas

 Mais notas aos
candidatos não, não e não !

O debate de hoje na SIC sobre as europeias trouxe uma má notícia: voltou a haver «notas aos candidatos» e espaços de comentários de duração igual aos debates propriamente ditos. Sei que é pregar no deserto mas não posso deixar de declarar para a acta que se trata de uma ilegítima interferência das televisões no processo de formação da vontade dos eleitores.

A propósito de Fátima

 Viagem aos arquivos (1)
(um post de 14.5.2013)

14 maio 2013

Acreditem, há uma doença qualquer no ar !

Post dirigido sobretudo
aos católicos
 portugueses
O meu lado de ateu confesso (não confundir com «anticlerical») podia levar-me a desabafar azedamente que, depois de uma «conversão da Rússia» pedida ainda antes de ter eclodido a revolução bolchevique de Novembro de 1917 só faltava agora que «a inspiração de Nossa Senhora de Fátima» também pesasse na aprovação da sétima avaliação da troika.

Mas não , não pensem que vou por aí. Preocupa-me e indigna-me muito mais que tenhamos um Presidente da República Portuguesa, que é um Estado laico, que no exercício das suas funções (desabafos e dislates pode ter os que quiser nas refeições com Maria, os filhos e os netos) tem uma desprestigiante e incrível saída deste género.

E, acima de tudo, preocupa-me e indigna-me que tenhamos um Presidente da República que não hesita em instrumentalizar a respeitável devoção de muitos católicos portugueses (nem sequer todos) por Nossa Senhora de Fátima para fins e objectivos de politica corrente (uma política por sinal, bem pouco «católica», como se costuma dizer).

E, pronto, é claro que durante os minutos em que escrevi este post me veio à cabeça a palavra «senilidade» nas não a usei porque desejava chegar à idade de Cavaco e nunca se sabe o que pode acontecer a cada um de nós.

Cegueira

Pois, pois, mas mais
de 30 mil já foram eliminados
 e um milhão passa fome

“É injusto dizer que Israel
quer eliminar os palestinianos”,
diz Paulo Rangel
Público

50 anos do 25 de Abril

Uma exposição
a não perder



10 maio 2024

Sempre a mesma cantilena

 Revisionismo

«Putin guarda para si os louros da grande vitória sobre o nazismo e esquece-se que o grande fator que "veio desequilibrar a II Guerra Mundial foi a intervenção dos EUA" - Major General Isidro de Morais Pereira na CNN.

Ninguém pretende negar a importante contribuição dos EUA mas isso não pode apagar que é a vitória do Exército Vermelho sobre os nazis em Estalinegrado e    sobretudo em Kursk que veio desiquilibrar o curso da 2ª Guerra Mundial.

08 maio 2024

Sorry, em inglês

A imprensa
de que Bibi gosta

Alguns títulos:
- «Habitantes de Gaza pedem para serem
mais bombardeados»
- « Estudo: cessar fogo causa cancro»
. «Hospital hostil ataca tanque inocente
do exército israelita»

Inadmissivel

 Coisas também da senhora
 Procuradora Geral da República

Carmo Afonso no «Público»

«Repitam: não existe uma relação entre imigração e criminalidade

Também a procuradora-geral da República, Lucília Gago, afirmou esta semana que jovens “desenraizados” e “indocumentados” poderão, com alta probabilidade, vir a denotar necessidades educativas manifestadas na prática de factos criminalmente relevantes. Está aqui presente, outra vez, uma ligação entre imigração e criminalidade. Lucília Gago, sempre tão parca nas palavras em relação aos assuntos de que os portugueses lhe pedem explicações, achou que este era um bom momento para falar do tema “imigrantes”, para prever que os jovens imigrantes poderão vir a cometer crimes. Era tudo o que o país não precisava de ouvir.»

07 maio 2024

Solidariedade

Espanha aqui tão perto

 "Las universidades españolas reaccionan y se movilizan
contra el genocidio en Gaza

aqui no Publico.es

Notícia na RTP

Valas comuns em Gaza

Peritos da ONU horrorizados
com valas com cadáveres
de pessoas sepultadas vivas

por Lusa

06 maio 2024

Rendimentos paralelos no Parlamento Europeu

 14 euros que
são uma boa notícia
«Num estudo revelado a um mês do início das eleições europeias -- que decorrem entre 06 e 09 de junho -- a TI UE  mostra, analisando as declarações de interesses dos deputados portugueses ao Parlamento Europeu, as remunerações paralelas variam entre os 14 euros de Sandra Pereira (PCP), em senhas de presença numa Assembleia de Freguesia, e os mais de 68 mil euros anuais do recém-chegado Ricardo Morgado (PSD, em substituição de Cláudia Monteiro de Aguiar, que saiu para o Governo), como representante legal de uma instituição e que está na 27.ª posição dos maiores rendimentos declarados. (DN)

03 maio 2024