29 abril 2022

Uma campanha miserável

  O «Expresso» leva
a manchete uma
intrigalhada sem pés
nem cabeça !

Esclarecimento da Câmara Municipal de Setúbal

1. A Câmara Municipal tem em funcionamento, desde o início da invasão russa da Ucrânia, um serviço de atendimento a refugiados ucranianos e tem prestado todo o apoio necessário ao acolhimento destas pessoas, em direta e permanente articulação com diferentes entidades, nomeadamente a Segurança Social, Alto Comissariado para as Migrações, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
2. O sr. Igor Kashin, citado na notícia do Expresso, colabora, regularmente, há vários anos, com várias entidades da administração central, entre as quais o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Alto Comissariado para as Migrações e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, tendo prestado esta colaboração já este ano, em instalações de alguns destes serviços em Setúbal, no contexto do acolhimento de refugiados da guerra da Ucrânia. Esteve também a dar apoio, no contexto das relações existentes, desde 2005, entre a CMS e a EDINSTVO, associação de imigrantes de leste, nos serviços municipais responsáveis pelo acolhimento de refugiados.
(...)
4. A Câmara Municipal de Setúbal irá solicitar ao Ministério da Administração Interna que adote, de imediato, os necessários procedimentos no sentido de averiguar a veracidade das suspeitas veiculadas pelo jornal "Expresso", manifestando total disponibilidade para prestar toda a informação necessária.
5. Face à situação criada, a Câmara Municipal, retirou do acolhimento de cidadãos ucranianos a técnica superior citada na notícia até ao total e inequívoco esclarecimento desta situação.
6. A Câmara Municipal de Setúbal repudia com a veemência qualquer toda e qualquer insinuação de quebra de sigilo no tratamento de dados de cidadãos ucranianos acolhidos nos seus serviços.
7. No atendimento que é realizado a estes e a outros cidadãos, como foi explicado ao jornal "Expresso", são cumpridos todos os requisitos técnicos inerentes a um atendimento social. A recolha de informação só é feita com autorização expressa por escrito dos próprios e é realizada por dois técnicos superiores da Câmara Municipal de Setúbal. Trata-se de um procedimento reconhecido e utilizado pelas entidades que, em Portugal, fazem este tipo de trabalho. A informação recolhida serve para instruir os processos de formalização do pedido de acolhimento destes refugiados. »

3 comentários:

  1. Não é uma intrigalhada é uma guerra aberta com o PCP. Toda a comunicação social perfeitamente alinhada nessa cruzada. Quem julga que se trata apenas de ganhar audiências ou vender jornais que se desiluda, é mesmo uma cruzada inserida numa guerra mais vasta da NATO e seus pares. Os dirigentes do PCP devem mater a calma, ainda hoje vi Jerónimo de Sousa quase a saltar-lhe a tampa nos corredores de S. Bento perante os jornalistas. Quem não estiver com paciência deve evitar a comunicação social, porque ela neste momento tem o PCP como alvo e isso deveria merecer especial atenção por parte dos orgãos desse partido.
    PS. - essa "intrigalhada" já saltou fronteiras pelo menos na internet.

    ResponderEliminar
  2. São mercenários e na mesma senda dos inquisidores (armados em moralistas), com ordem de perseguir o PCP e tentar eliminá-lo da democracia. Digo isto, porque a mentalidade daqueles que participam nestas e outras mentiras é a mesma daqueles que perseguiram, prenderam e torturaram os comunistas antes do 25 de Abril de 1974.
    Não os leio, não os quero ver, mas recrimino-os e comparo-os com os mesmos torturadores da PIDE, porque são baixos, nojentos e não têm nenhum nível.

    ResponderEliminar
  3. À maioria, que se deixa levar pela narrativa dominante desprovida de dúvidas e questões, interessa única e exclusivamente aquilo em que acreditam, despicienda a verdade e a justificação para a verdade – desprezando totalmente a procura e averiguação da verdade.

    ResponderEliminar