10 junho 2021

A amnésia de Rui Rio

 Muito bem lembrado

Eduardo Pitta no Facebook :

«DEZASSEIS ANOS — Alguém se lembra de quanto tempo durou [i.e., esteve em funções] a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses?
A Comissão presidida por Vasco Graça Moura durou dezasseis anos (1986-2002). Rui Rio devia pôr um assessor a consultar o Diário da República.
Exactamente: começou a preparar-se em 1986 o V Centenário da Viagem de Vasco da Gama (1497-1498) e da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.
Vasco Graça Moura, que fez um trabalho notável, não exerceu o cargo pro bono.»

E eu só acrescento que, por sinal, Vasco Graça Moura, além de um brilhante intelectual também era comentador político e do mais rasteiro, brutal e reaccionário que imaginar se possa.

3 comentários:

  1. Sendo tudo isso bem verdadeiro a última linha é a mais marcante pelos danos que causou aos ouvidos e cérebros de quem o escutou.

    ResponderEliminar
  2. É a paga por Vasco Graça Moura ter escolhido a opção política ligada ao oportunismo e ao nacional-carreirismo. Será que alguém ainda se recorda da sua submissão a Cavaco Silva, bem como o tal congresso no Coliseu, em que entre outros, lá estava o Pavão de Monco Caído - Pacheco Pereira - subindo ao palanque, ao mesmo tempo que ajeitava a cabeleira, mostrando respeito à liderança da Múmia de Boliqueime?
    Quem escolhe estas opções políticas sofre as suas consequências.

    ResponderEliminar
  3. VGM não dirigiu a CNDP todo esse tempo. Foi substituído por Hespanha.

    ResponderEliminar