14 dezembro 2019

Ainda 3 notas sobre as eleições no Reino Unido

O mapa verdadeiro
e mais qualquer coisa

1. Por dificuldades técnicas, não me é possível reproduzir aqui o mapa da votação que o «Público» hoje exibe citando como fonte a Reuters.Mas sempre venho dizer que esse mapa apresenta um oceano de azul (círculos ganhos pelos Tories) que não corresponde à realidade. O mapa, bem diferente, apresentado por The Guardian é este :
2. Como alguns leitores se lembrarão escrevi isto aqui: «Boris J0hnson obtém 43,6% dos votos mas ganha 56% dos deputados. É o resultado dos círculos uninominais a uma volta.Num círculo nacional com um  método proporcional puro, Boris não  teria a maioria absoluta pois chegaria  apenas aos 284 deputados. Os Conservadores beneficiam de uma  vontade muito vasta de despachar  o Brexit de qualquer maneira, o que toca   uma parte importante do eleitorado  trabalhista, e beneficiam também da  desistência do partido do Brexit em 317 círculos. Conservadores não sobem  grande coisa em % como  se pode ver pelos resultados de 2017. » E, ao republicar isto no Facebook escrevi que «Quase que aposto que amanhã os jornais portugueses não vão falar disto.» Ora o que agora venho dizer é que pelo menos foi isso que aconteceu com as seis páginas que o «Público» de hoje dedicou a estas eleições. Este jornal nem sequer foi capaz de contar aos eleitores que os Conservadores, em percentagem, tiveram a "estrondosa" vitória de subirem 1,2% !!!

3. Talvez alguns leitores perguntem porque me dedico tanto a estes para mim «pormaiores» que a nossa imprensa considera certamente minudências. Pela simples razão de que por detrás do número de deputados pode estar (e neste caso está) o sistema eleitoral enquanto por detrás das percentagens e votos estão cidadãos.

2 comentários:

  1. Não tenho acesso ao Público, não sei que mapa meteram. Em termos geográficos, o verdadeiro mapa é, na verdade, o tal oceano azul conservador (devido ao tal apuramento por círculos uninomiais) e pode ser visto, por exemplo, aqui:

    https://www.bbc.com/news/election/2019/results

    (um bom site para estudar os resultados)

    O mapa reproduzido neste post parece ter algum tipo de distorção gráfica nos círculos, possivelmente uma ponderação pelo peso demográfico (nº de eleitores).

    A ser como penso, ambos estarão certos, mas não se poderia dizer que o do Público - que presumo igual ao da BBC e aos que a imprensa portuguesa costuma apresentar por concelho nos resultados das nossas eleições - não corresponde à realidade.

    ResponderEliminar
  2. Acrescente-se a tremenda ajuda que o partido de Nigel Ferrage deu aos conservadores, ao ter desistido em favor de Boris Johnson.
    Em vez de discutir a má situação do país, os media focaram apenas o «Brexit», ao ponto que a maioria dos ingleses votou, como se esta eleição se tratasse de um segundo referendo.

    ResponderEliminar