01 outubro 2017

Uma grande perda


Na morte de Aurélio Santos



Triste e dorida, chega a notícia de que se extinguiu aquela voz inconfundível que, nas noites do fascismo e pelo meio de irritantes interferências, nos anunciava «aqui Rádio Portugal Livre - Uma Emissora ao Serviço do Povo, da Democracia e da Independência Nacional»


De facto, faleceu ontem Aurélio Santos um destacado militante, quadro e dirigente do PCP com toda uma vida, desde os tempos do MUD Juvenil, inteiramente consagrada  à luta pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo.


Pessoalmente, devo-lhe muito por força do que com ele aprendi nos muitos anos que trabalhámos juntos na então denominada Secção de Informação e Propaganda do PCP.


Aurélio Santos era um homem cuja capacidade para coordenar grandes iniciativas ( como, por exemplo, a Exposição e livro dos 60 anos do PCP), afabilidade, simpatia,  viva inteligênciae cultura ,  abertura para o que mudava ou se tornava novo e combatividade serena  merecem ser gratamente recordados no momento em que nos deixa.


Com um abraço de sinceras condolências para as suas filhas, adeus, Aurélio, querido camarada e querido amigo.

infomação : 
O corpo estará em câmara ardente amanhã, 2ª feira, 2 de Outubro, a partir das 9horas, na casa mortuária da igreja de S. Francisco de Assis, Av. Afonso III (Alto de S. João), de onde partirá o funeral às 16,45h, para o cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado pelas 17,30h

4 comentários:

  1. Uma vida dedicada á nobre causa do Socialismo e do Comunismo. Um Homem bom, afável, que merece ser eternamente lembrado. Repousa em Paz, Camarada.

    ResponderEliminar
  2. Lamento profundamente a sua partida. Também aprendi muito com ele e sempre o recordarei com enorme carinho. Um beijinho, Manela.

    ResponderEliminar
  3. É com profunda tristeza e consternação, que hoje recebi esta cruel notícia do falecimento deste nosso querido camarada Aurélio Santos, e iremos naturalmente sentir esta perda irreparável do GRANDE COMUNISTA, mas também de um SER HUMANO EXCEPCIONAL QUE COMO OUTROS CAMARADAS QUE NOS DEIXARAM FISICAMENTE, MAS QUE TAL COMO OS OUTROS CAMINHARÃO AO NOSSO LADO, COMO DIZ A CANÇÃO, pois sabemos onde eles estarão nos indicarão o melhor caminho que deveremos trilhar para que consigamos continuar a seguir o caminho que eles trilharam, e que naturalmente deveremos continuar a trilhar para alcançar os objectivos que eles trilharam, tendo como horizonte pormos fim a esta sociedade injusta, criminosa em que
    os capitalistas atiram tantos trabalhadores e o povo para a exclusão e a miséria, como forma de arrecadarem fortunas imensas, colocando-nos o objectivo de destruir a sociedade capitalista,e avançar para a REVOLUÇÃO SOCIALISTA, sociedade em que os trabalhadores e o povo conquistam o poder,e assim
    colocam como seu propósito a construção da SOCIEDADE SOCIALISTA e posteriormente a SOCIEDADE COMUNISTA, onde definitivamente acabará a EXPLORAÇÃO DUM HOMEM POR OUTRO HOMEM, e onde então a SOCIEDADE SERÁ ORGANIZADA DE FORMA A QUE O ESTADO SEJA COLOCADO AO SERVIÇO DO HOMEM VISANDO A SUA COMPLETA EMANCIPAÇÃO, ONDE OS HOMENS TERÃO OS SEUS DIREITOS E AS SUAS OBRIGAÇÕES COMPLETAMENTE ASSEGURADAS E TANTO UNS COMO OS OUTROS DEVERÃO SER ENCARADAS DE FORMA IGUAIS PARA TODOS SEM EXCEPÇÃO, E ONDE DEFINITIVAMENTE SE ACABARÃO AS CLASSES. Neste sentido, é com um sentido de perda que apresento os meus sentidos pêsames aos seus familiares e amigos, e também ao nosso PARTIDO, SEU PARTIDO DE TODA A SUA VIDA. A LUTA CONTINUA. VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS.!

    ResponderEliminar
  4. notícia dolorosa esta. Reverteremos resultados eleitorais ou outros, mas o desaparecimento físico não: Obrigado pela tua dedicação à luta, um exemplo para todos.-
    Aramos

    ResponderEliminar