07 agosto 2013

Prémio da Prodigiosa Imaginação...

... para o jornalista que conseguiu
ver a bomba para a asma que Álvaro

Cunhal não usava porque disso
felizmente não sofria



No mesmo texto do Expresso que já  aqui, em adenda, referi, Henrique Monteiro deambula a certa altura sobre o «mistério» que grassava entre os jornalistas sobre o conteúdo da célebre pochette que Álvaro Cunhal usava, mistério que nunca percebi porque para mim devia ser evidente que comportava  documentos de identificação, apontamentos de trabalho, alguma caneta e elementos de informação política. E depois conta que, após muitas insistências, travou o diálogo acima e que reproduzo para melhor leitura:

«- O que traz aí, dr. Cunhal ?
Ele respondeu que me daria uma prova de confiança se eu jurasse não revelar a ninguém, coisa que cumpri até hoje. E então respondeu pondo um ar severo:
- Uma bomba !
Fiquei sem saber o que dizer, até que ele, já com um sorriso desconcertante me mostrou... a bomba de asma que transportava para o caso de ter uma crise.»

Acontece apenas que, não me querendo fiar nos meus quase 30 anos de convivência com Álvaro Cunhal (ou na viagem de 20 dias que fiz com ele pelo Extremo-Oriente em 1986), me dei ao trabalho de consultar vários  camaradas que com ele trabalharam e conviveram ou  mais décadas ou  mais de perto do que eu. E todos, mas todos, negaram em absoluto que Álvaro Cunhal sofresse de asma ou levasse alguma bomba para a asma na sua pochette.

E, pronto, tirando a observação de que, sem mostrar nada, Álvaro Cunhal pode muito bem ter resolvido brincar com Henrique Monteiro, de acordo com o meu amplamente reconhecido bom feitio, não acrescento mais nada. 

4 comentários:

  1. O problema está no «me mostrou»...Este homem é um ótimo imaginativo ficcionista e um péssimo comentador político. E...por causa do «meu amplamente reconhecido bom feitio, não acrescento mais nada». Mas apetecia-me tanto!
    Helena Pato

    ResponderEliminar
  2. Mas ... eu como tenho mau feitio , assumidamente ,digo:
    -Cambada de patéticos pantomineiros ,pseudos qualquer coisa,não têm qualidade que lhes valha e , ambicionam notoriedade .Aquilo que não sabem ...inventam .O pouco que sabem não tem conteúdo de relevância .
    Tive o prazer , (poucas vezes ) de estar com ,ou perto de Álvaro Cunhal, o tal instrumento mencionado ,seria de toda a inutilidade,porque de asma não sofria ele...
    Tadinhos !!!

    ResponderEliminar
  3. Este henrique não tem emenda. É um ponto, melhor, é um pontinho minúsculo. Tadinho...

    ResponderEliminar
  4. A inteligência tem limites ...
    a idiotice não !

    ResponderEliminar