O que mais importa dizer
sobre os outdors do PS e
da coligação PSD-CDS
Ainda que agora também tenhamos essa coisa muito importante que é modelos australianos, húngaros ou franceses a gostar da coligação PSD-CDS, eu só quero assinalar que, acima destes desastres que acontecem quando o chamado marketing político substitui a honesta propaganda política (eu sei que o termo está em desuso e desgastado mas sou demasiado velho para mudar), o meu ponto não é o «amadorismo» ou «a falta de dinheiro» (hoje enunciada no Público pelo Prof. José Adelino Maltez.
É que quase todos se esquecem que, por detrás destas histórias, o que está é um vertiginoso despesismo eleitoral que explica que PS e PSD-CDS já tenham editado cada um talvez muito mais do que uma dezena de outdors diferentes.
Por termo de comparação, e no pressuposto de que as coisas não devem mudado muito, informo que, no meu tempo, em sucessivas eleições, a CDU durante a pré-campanha e a campanha eleitoral apenas afixava 3 - outdors - 3 e apenas dispunha de cerca de 100 estruturas de afixação em todo o país, enquanto PS e PSD já editavam variadíssimos outdors em cerca de mil estruturas.