25 julho 2021

Na morte de Otelo Saraiva de Carvalho

 Todos perdemos
 alguma coisa


Nada mas nada apaga esse facto maior de que, sem a sua energia e determinação em derrubar a ditadura, provavelmente não teria havido o dia 25 de Abril tal como o conhecemos. Mais do que tudo o mais que se lhe seguiu, é isso que importa lembrar agora que ele partiu fazendo-nos lembrar que o tempo é implacável.

14 comentários:

  1. Eu lembro tambem o periodo do COPCON 1974 ate ao golpe do 25 de Novembro, chefiado pelo OTELO, , em que esteve sempre ao lado do povo dos bairros de barracas, ao lado dos operarios ,ao lado dos trabalhadores do campo, em suma apoiando a REVOLUCAO. O ODIO que a direita destila hoje , diz muito do que foi esse tempo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era bem isso que o Augusto conta. Não se esqueça daquele momento, no palácio Foz, em que alguns trabalhadores quiseram atirar o Otelo pela janela. Já para não esquecer, quem mandou a mensagem para os Páras avançarem no 25 de Novembro?

      Eliminar
    2. Ao lado de Almeida Santos, em Outubro de 1975...

      Eliminar
  2. https://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/fascinacao-por-portugal-12899989

    ResponderEliminar
  3. e vocês não pedem luto nacional porquê?
    ganhavam pontos pela coragem -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, também, pediria o luto nacional pelo Dinis de Abreu (desaparecido este ano) - e que este anónimo das 18:54 desconhece; e por mais capitães de Abril.

      Coragem é fazer a revolução, Anónimo das dúzias e das petas. Para isso, estás tu no bem bom e no maple a consultar o telemóvel.

      Eliminar
    2. É anónimo bruto, das 18:54!
      E do coronel Diniz de Almeida? Estás recordado?
      Pediste luto nacional para este herói?
      Ganhavas pontos por essa coragem.

      Eliminar
    3. o que os meus homónimos dizem a 27 de Julho, às 09-01 e às 21:52, é apenas e só cegueira selectiva.

      tem faltado há décadas o justo luto nacional pelos capitães de Abril.

      com Otelo, o estratega, virava-se o guião de Cavaco, e até se podia ter aproveitado para decretar por ele e pelos outros capitães, Diniz de Almeida incluso.

      Mas vosmecês dois pensam mal, não aproveitam o que para a luta se vos oferece, têm palas no pensar. binários.

      Eliminar
    4. Infelizmente, o binário ou quadrúpede que escreveu o comentário do dia 2 de agosto de 2021 às 09:21 se esquece do trajeto de Otelo durante a revolução de 1974-1975 e especialmente a reunião que ditou o fim do 5.º governo do General Vasco Gonçalves.
      Otelo, o estratega ou terá sido antes, cata-vento político?

      Eliminar
    5. o anónimo de 3 de 3 de agosto de 2021 às 19:47 tem muita memória. não tem é a cabeça ligada para perceber que o Otelo que agora se celebrava era o do 25 de Abril, o único capitão capaz de justificar uma inflexão na desvalorização dos capitães de Abril que só tenderá a piorar, com a subida da votação em fascistas e amigos. E eu não dou mais para quem tem mais palas do que inteligência. está bem explicadinho, mesmo para vocês, que começaram com os insultos, perceberem.

      Eliminar
    6. Ao anónimo que escreveu a mensagem de 5 de agosto de 2021 às 02:28 e que tem a cabeça desligada, o cérebro queimado e que usa palas, recomendo o livro «Otelismo, o que é» de Vítor Caetano. Compreenda que o Otelo não é o melhor exemplo para combater o oportunismo e o fascismo. Boa leitura e que vá para o diabo.

      Eliminar
  4. Está muito bem, se se quiser passar uma esponja pelo resto, em lugar de usar a cabeça para pensar.
    Tudo quanto diz é verdade, mas parcial. Se lhe interessar ouvir o outro lado, convido-o a passar os olhos por https://mosaicosemportugues.blogspot.com. O que lá quiser será bem-vindo, independentemente da opinião.

    ResponderEliminar