25 abril 2020

Um dia a menos de liberdade

Há 46 anos, o dia
vivido em Caxias



Há 46 anos, o 25 de Abril só chegou aos que estavam presos em Caxias cerca das 7 da manhã de dia 26. Não que não soubessem que algo de  estranho se estava a passar. Com efeito, a seguir ao almoço, o meu companheiro de cela esmurrou a porta com violência para reclamar pela falta do «recreio» e chegou o chefe dos guardas que, em estado de grande nervosismo, comunicou quase gaguejando que recreio não havia. Depois vimos a patrulha da GNR que vigiava o morro traseiro ser reforçada com mais um elemento, agora todos de capacete (o que não era habitual) e dupla cartucheira. Eu até tinha recebido no final de Março a informação de que o movimento dos capitães , apesar do 16 de Março, continuava com os seus projectos e tinha também, recebido a informação essencial sobre os principais pontos do Programa do MFA. Mas nem isso me ajudava porque também sabia dos riscos de um golpe do Kaúlza de Arriaga. O resto dia até à noite foi passado com grande troca de palavras entre os presos de toda aquela ala. E já ao fim da noite é que o José Tengarrinha gritou que havia uma mensagem exterior de claxon (soube depois que era o Carvalhas e outro economista de nome Ferreira)  que falava de «Governo» mas o resto ficou imperceptível. E assim chegou a pior noite da minha vida (a segunda foi em 28 de Setembro de 1974), dominada pelo terror de eventuais represálias da PIDE. O José Tengarrinha explicou uma vez que não se barricou porque não valia a pena dado que a porta da cela abria para fora. E era verdade mas, ainda assim, eu e o João Pedro barricámo-nos com o armário da cela. E, claro, o susto só terminou com a chegada de manhã cedo pelo lado exterior (voltado para o morro) da cela de dois fuzileiros. Aí não precisei de saber mais nada: com fuzileiros não podia ser golpe do Kaúlza. Era mesmo o 25 de Abril porque tinhamos lutado com o programa, mais coisa menos coisa. que me tinha sido comunicado. A liberdade definitiva e total só chegaria depois à uma damanhã de dia 27.
a

4 comentários:

  1. Excelente testemunho. Exige-se um livro com mais textos ou memórias dessa época e o que aconteceu a seguir. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Conhecia, mais ou menos, esta história. Ficaste umas duas noites em minha casa em Coimbra, quando vieste a uma reunião ou sessão de trabalho cá, a seguir ao 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  3. Concordo, é necessário dar a conhecer estes testemunhos. São da maior importância. Não se espere que vos convidem para os contar.

    ResponderEliminar
  4. Eu também estava na Cadeia de Caxias. Que saudades do dia 27 de Abril!!!!

    ResponderEliminar