01 abril 2020

Ouvidos de mercador

Como tantas outras
 vezes não quiseram ouvir
 a voz da razão


Expresso online
A coisa já cansa mas podia aqui trazer dezenas de citações passadas de declarações e documentos do PCP em defesa da soberania alimentar do país. Nas vezes em que deram corda ao assunto, PS, PSD e CDS sempre afirmaram que era um conceito ultrapassado até porque tinha passado a ser mais barato importar cereais do que produzi-los. Está à vista o resultado. Tudo isto, como insignificante exemplo, fiquem apenas com esta declaração do PCP no Parlamento Europeu, anteontem, ou seja em 2018.


« Apenas três cereais asseguram quase metade das calorias que a Humanidade consome: trigo, arroz e milho. Apesar da sua impvortância, Portugal é profundamente deficitário. Em apenas três décadas o país perdeu 71% da área cultivada com cereais. No final dos anos 80, a superfície cultivada com cereais ocupava cerca de 900 mil hectares, quase 10% do território nacional. No ano passado, a área circunscrevia-se a 260 mil hectares, ou seja, menos 71%, uma perda de 640 mil hectares. De acordo com especialistas, o fim das ajudas ligadas e a liberalização das Política Agrícola Comum explica uma boa parte deste quadro.
Hoje Portugal tem um dos níveis mais baixos do mundo em matéria de autoaprovisionamento de cereais. Mas se atendermos aos cereais utilizados para a alimentação humana, a situação é ainda mais alarmante com a produção de trigo a garantir apenas 5% das necessidades do país. (...)»
Pergunta à Comissão Europeia de Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu

2 comentários:

  1. Não sei se este link pode interessar. Trata-se da situação de calamidade nacional no Equador. Com Lenine Moreno não existe estado: https://www.laiguana.tv/articulos/695562-ecuador-coronavirus-muertos-videos/

    ResponderEliminar
  2. de qualquer modo, nunca Portugal historicamente (900 anos) foi auto-suficiente em cereais. Portugal não tem condições agrícolas para produção suficiente de cereais. Sempre importou. Somos um país de frutas e de hortícolas.

    ResponderEliminar