14 fevereiro 2020

É pena mas pode acontecer

Radiografia de uma
das  dificuldades em 
derrotar Trump


Sondagem do PEW Research Center:
. liberais nos EUA quer dizer «de esquerda»;
- 47% dos eleitores democratas consideram-se de esquerda ou muito de esquerda;
- 38% consideram-se moderados;
- 14% consideram-se conservadores ou muito conservadores.
-  os de esquerda ou muito de esquerda passaram de 27% em 2000 para 47% agora.

Creio que uma das maiores dificuldades para derrotar Trump pode vir de, se no fim das primárias for vencedor Sanders, uma parte dos que apoiam por exemplo Biden não irem votar; ou de uma parte dos que apoiam Sanders não irem votar se for Biden o escolhido. Algo parecido pode já ter acontecido nas eleições de 2016  em que uma parte dos eleitores de Sanders não podia ver Hilary Clinton nem com molho de tomate.

3 comentários:

  1. Amigo, por favor não se esqueça que existem eleitores que votaram em Trump e que votariam em Bernie Sanders, caso este seja nomeado como candidato pelo corrupto «DNC». Estes eleitores são sobretudo gente da classe trabalhadora; que votou em Trump em 2016 por este prometer o mesmo que Bernie promete agora.
    Há muitos eleitores descontentes com Trump por todas as promessas não cumpridas das últimas eleições.
    No entanto, toda a comunicação social dominante está a fazer campanha pelos candidatos a favor da indústria militar americana, como é o caso de Pete Buttigieg (ou Wall Street Pete, como já o chamam).
    Caso Bernie Sanders passe todas as provas pré-eleitorais (que ainda vão no início), as eleições presidenciais serão mais renhidas. A prova será mais dura e haverá mais razões para acreditar numa vitória democrata.

    P.S. Por isso mesmo, é interessante acompanhar o programa do comediante Jimmy Dore na «You Tube». A análise que este tem feito acerca destas (como das últimas) eleições é a mais correcta.

    ResponderEliminar
  2. Mas apesar disso a Clinton teve mais QUATRO MILHÕES de votos que o Trump, e apesar disso foi derrotada.

    ResponderEliminar