06 julho 2019

Rui Rio virou o druida de Asterix

A «silly season» vai ter
 de esperar : 
chegou a «season»
do bacalhau a pataco



No outro dia ouvi na televisão o dr. Rui Rio a prometer simultaneamente a descida dos impostos em 3,7 mil milhões de euros,  o aumento do investimento público e a redução da dívida do país.
É certo que não sou economista mas a coisa fez-me espécie e  a primeira pergunta que fiz foi : «se ele reduz tanto os impostos (EM BOA VERDADE, ELES ESTÃO A PENSAR É NO IRC DAS EMPRESAS !) onde é que ele vai buscar tanto dinheiro para aumentar o investimento e reduzir a dívida ?.
Depois percebi que havia a explicação de isto ser com um grande aumento do crescimento ECONÓMICOe portanto da receita fiscal daí adveniente. Mas então perguntei : « mas com isso, ele não vai elevar a «carga fiscal» nos termos em que erradamente o PSD tem andado a clamar ?.
Depois também ouvi a desculpa de que vão cortar na despesa corrente primária do Estado e aí poupam para o resto das suas promessas milagrosas. Mas acontece que a despesa corrente primária é constituida sobretudo por salários da administração pública,poelo que isto parece o anúncio de outra troika.
Tudo visto, com tanto bacalhau a pataco, o mais certo para quem acreditasse nas promessas do druida Rui Rio era ter de comer só batatas com batatas, sem lasca sequer de bacalhau.

1 comentário:

  1. A ideia é sempre boa, ou seja, fingir que nunca governaram o país; mentir durante a campanha eleitoral; tentar e conseguir chegar ao poder; para depois renegar tudo o que prometeram, culpando o anterior governo pelo volte-face nas anteriores propostas.

    ResponderEliminar