14 abril 2012

Hoje, nos seus 80 anos

Afirmando o valor da memória,
da amizade e da cultura democrática

Numa iniciativa de um grupo organizador - em que participei com gosto e honra - e com uma Comissão Promotora que reune centenas de personalidades dos mais variados sectores da vida nacional e  de diversas sensibilidades políticas e pertenças geracionais, é hoje que se realiza na FIL um almoço que reunirá cerca de 37o pessoas numa justíssima homenagem a José Tengarrinha, a pretexto do seu 80º aniversário (ocorrido no passado dia 12).

Muitos e diversos serão os laços, os afectos e os pontos de referência que cada um dos participantes nesta homenagem sentirá em relação ao homenageado. Entretanto, arrisco que, a par dessa legítima e compreensível diversidade, entre todos haverá como traço comum o reconhecimento de que José Tengarrinha é um figura destacada da resistência antifascista e da construção da democracia, um historiador e intelectual de grande mérito e seriedade e um homem de carácter, de convicções e de serena firmeza.

Não me sinto capaz de, de forma justa, dar um testemunho pessoal sobre os  anos (sobretudo de 1969 a 1976) em que, de forma regular e intensa, trabalhei politicamente e convivi com José Tengarrinha e de descrever quanto com ele aprendi e cresci politicamente, sendo que já uma vez, a respeito de outro amigo  recentemente falecido, aqui evoquei quanto os democratas da chamada «geração de 60» devem a democratas e homens e mulheres de esquerda que, mais velhos, no campo legal ou semi-legal, mantiveram acesa a chama da luta pela liberdade nos tempos especialmente sombrios e duros que precederam a chegada de cidadãos como eu e outros à vida política activa.

Obrigado Zé Tengarrinha, boa continuação do teus valiosos labor intelectual e intervenção cívica.

P.S.: Embora em deficientes condições de leitura, propicio aos leitores aqui em «os papéis de Alexandria» a intervenção que José Tengarrinha fez na comemoração em Aveiro dos 25 anos do 3º Congresso da Oposição Democrática, ou seja  em 1998 e bem assim a sua comunicação no centenário do nascimento de Bento de Jesus Caraça (em 2001). Se mais não houvesse, e há, elas bastariam só por si para comprovar que José Tengarrinha, além do mais, não é manifestamente daqueles que associam as suas legítimas mudanças  de afinidades político-partidárias a tentações ou impulsos de reescritas da sua história pessoal e da nossa história colectiva.


José Manuel Tengarrinha no pátio da prisão de Caxias,
na manhã de 26 de Abril de 1974
 
(foto publicada na revista brasileira Manchete
e copiada de aqui).

5 comentários:

  1. Fui ler os Paeis de Alexandria no que se refere a José Tengarrinha. Gostei e associo-me,em pensamento, à homenagem que lhe é feita na comemoração dos seus 80 anos.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Um Homem

    referência democrática
    que sempre respeitei
    mesmo quando divergimos

    ResponderEliminar
  3. Foi lindo, meu querido Vítor! Correram da melhor forma o almoço, as atribuições das duas medalhas (CML) e Universidade Clasica de Lisboa, os 4 discursos que achei- cada um à sua maneira - muito bem estrurados e dando, no seu conjunto, os traço principais deste cidadão que homenageámos. Emocionei-me com a forma genial e fresca como o Manel Freire cantou a Pedra Filosofal, e maravilhei-me com o clima de amizade reinante na sala, aquela amizade autêntica que sobrevive a tudo. Mas não posso deixar de salientar que o modo como decorreu o trabalho, no nosso GRUPO ORGANIZADOR, mostra que o trabalho em equipa, em que é patente a diversidade, pode ser bem sucedido quando há respeito, muita amizade e, sobretudo, tem um objectivo comum. E nisso, tu és exemplar. Orgulho-me de te ter como amigo desde há 40 e tal anos.
    Deixo-te aqui um beijo, ainda em estado de emoção pura...Pessoalmente, realizei um dos sonhos da minha vida: agradecermos a José Tengarrinha o que, em diversas frentes (cívicas e culturais), ele tem feito, desde a sua juventude, por esta desafortunada Pátria que é a nossa. Fê-lo, e continua a fazê-lo com uma generosidade e uma humildade que é, em meu entender, o seu principal legado.

    Helena Pato

    ResponderEliminar
  4. Só lamento que terríveis erros de estratégia e táctica política e um grande sectarismo tenham conduzido a que a Direcção do PCP o tenha ostracizado e considerado como um inimigo.
    Lamento ainda mais que persistam os mesmos erros,não contribuindo para a criação de uma real alternativa de poder de esquerda para Portugal.
    No Portugal de hoje e de ontem, adaptado às circunstâncias concretas, precisamos que renasça o espírito de unidade do III Congresso da Oposição Democrática, contra a direita revanchista e ultra-liberal que tomou de assalto país e que está a impor a destruição da democracia e a eliminação das conquistas do 25 de Abril e outras de carácter universal e civilizacional.
    É preciso que as posições de Vítor Dias e Helena Pato, que saúdo, se consubstanciem numa luta que faça o PCP retomar o papel aglutinador que desempenhou durante a ditadura fascista, designadamente desde o pós II Guerra até ao 25 de Abril.
    A autocrítica verdadeira e dolorosa ainda não foi feita. E só será efectiva quando o PCP for capaz de se reinventar na base do Marxismo e do materialismo dialético, seu método de análise e sua herança imortal, mas abandonando os dogmas e o embuste ideológico estalinista a que, pomposamente, continua a apelar de "marxismo-leninismo".
    A contrafacção do Marxismo conduziu à mais pesada derrota dos trabalhadores de toda a História, levou à destruição de um sonho e de um projecto político que mobilizou e entusiasmou os povos à escala mundial.
    Insistir na contrafacção é trair os trabalhadores e o povo de Portugal.
    É preciso mobilizar, unir, atrair à luta democrática, milhares de "folhas secas", muitas delas quadros com provas dadas e de grande valor e prestígio junto das suas comunidades, que se mantiveram fiéis aos seus ideais,que não cederam a tentações carreiristas, que fizeram muita falta à luta.
    Essa será a melhor homenagem a José Tengarrinha e a outros democratas e antifascistas que foram tão mal tratados.
    Mais do que de palavras, precisamos de actos, de mudança, de "golpe de asa" táctico e estratégico que tranforme as esquerdas numa esquerda de "menor denominador comum" que se constitua na génese de uma alternativa de poder.
    É preciso compreender que o Mundo mudou.
    A estrutura de classes não é a mesma.
    O capitalismo e o imperialismo tiveram uma capacidade de adaptação e de resistência que ninguém (mesmo ninguém!) conseguiu prever.

    .../... continua

    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  5. É imperiosa a análise marxista da situação actual e uma nova produção teórica que oriente e dê suporte à luta de amplas camadas da população contra o capitalismo de HOJE, o imperialismo de HOJE.
    É preciso que todo este gigantesco trabalho seja feito utilizando uma linguagem que o torne entendível pela grande maioria da população.
    É necessária coordenação internacional das lutas, em todos os terrenos de luta, já que a maioria dos problemas que enfrentamos são comuns à generalidade dos povos.
    É imperioso estudar como se vai conseguir recuperar posições perdidas há decadas, mesmo que gradualmente, na comunicação social e particularmente ao nível da TV, da internet em geral, das redes sociais, da rádio, dos jornais, veículos de excelência na brutal ofensiva ideológica da direita, absolutamente intoxicante e condicionante das consciências individuais e da consciência colectiva.
    Iniciar este caminho é também a maior homenagem aos grandes, aos enormes lutadores que, condicionados pela sua própria história, ficaram reféns da contrafacção do marxismo e cujas capacidades, qualidades e forças acabaram por não ser bem aproveitadas numa nova fase que exigia maior unidade e não pretensos purismos ideológicos que não eram mais do que os dogmas que conduziram à implosão de um falso campo socialista.
    À frente desses grandes lutadores está ÁLVARO CUNHAL.
    Ele, que se pudesse analisar com distanciamento histórico os últimos 36 anos da sua vida e intervenção políticas, creio que seria capaz de reconhecer os erros estratégicos e tácticos cometidos após o 25 de abril.
    Muito me alegraria se o 100º ANIVERSÁRIO do seu nascimento, em 2013, marcasse o início da recuperação da capacidade política efectiva do PCP como força patriótica aglutinadora da unidade de todas as forças democráticas contra o inimigo comum.
    Porque o que está hoje na ordem do dia, tal como em 24 de Abril de 1974, não é a construção do socialismo.
    Naquela altura era o derrube do fascismo e a instauração da democracia.
    Hoje é a defesa da democracia e o derrube da direita saudosista, onde pontificam os netos dos fascistas do passado.

    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar