20 janeiro 2012

A última cavacada

Bem lida, a notícia
dispensa comentários


[esta foto - do tempo da Grande Depressão nos EUA - ilustra o que parece ser o pesadelo nocturno mais recorrente de Cavaco Silva nos tempos que correm]

No
Público online: Neste momento já sei quanto é que irei receber da Caixa Geral de Aposentações. Descontei quase 40 anos uma parte do meu salários para a CGA como professor universitário e também descontei durante alguns 30 anos como investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e devo receber 1300 por mês, não sei se ouviu bem 1300 euros por mês”, disse Cavaco, olhando o jornalista. “Tudo somado, o que irei receber do Fundo de Pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não vai chegar para pagar as minhas despesas porque como sabe eu também não recebo vencimento como Presidente da República”, disse Cavaco.
Porém, o Presidente da República não esclareceu o valor da pensão relativa ao Banco de Portugal (BdeP).
Mas uma fonte não oficial do Banco de Portugal assegurou ao PÚBLICO que Cavaco Silva nunca deixou de descontar para o fundo de pensões do BdeP. Está acima do nível 18, o que equivale a uma pensão entre os 4.000 e os 6.000 euros por mês.

Refira-se que a pensão máxima do Banco de Portugal ronda os 8.000 mil euros.

Há precisamente um ano, o chefe de Estado decidiu prescindir do seu vencimentos como Presidente da República, no valor de 6.523 euros, e hoje, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita ao gabinete do munícipe da Câmara do Porto, Cavaco fez questão de referir que não recebia qualquer vencimento pelas suas funções.»



Apenas um P.S. com três  notas: a primeira é que não dá para acreditar que quem, para além do mais, foi primeiro-ministro durante 10 anos e se reformou ainda pelo sistema antigo receba da C.G. de Aposentações uma reforma de 1.300 Euros; a segunda, é que, como se sabe, Cavaco Silva pertence ao grupo de portugueses que consegue ter duas reformas (há quem tenha 3), coisa a que 99,8% dos reformados portugueses nunca conseguiram aceder e que a mim me dava também muito jeito; a terceira é que fui dos raros bloggers que teve a coragem de se demarcar e criticar a lei que impôs que o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva tivesse de exercer as suas funções pro bono.

4 comentários:

  1. Coitado do pobrezinho(em dignidade)!!!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Além do mais este homem está mentir: há milhares de professores que o sabem. Reformados do Ensino Superior (e até do Secundário e Básico) têm reformas calculadas a partir das mesmas funções docentes, e exercidas durante o mesmíssimo número de anos, e auferem pensões de reforma muito superior àquela que ele diz receber. O homem não está bom da cabeça? Que bicho lhe mordeu para vir falar neste assunto, mais nos depósitos a prazo e nas "poupanças" do BPN? Trata-se de imolação pelo "fogo"? Quer-me parecer que se está a preparar para algo...
    Um abraço, amigo
    H. P.

    ResponderEliminar
  3. Acho que ele PR está mesmo (es)cavacado, E que os seus assessores (que são bem pagos) ou ainda não repararam ou não têm mão nele. Era bom que o confessassem...

    ResponderEliminar
  4. E Q TAL FAZER UM PEDITÓRIO NACIONAL PARA O POBREZINHO,COITADINHO?
    O que o gajo(não consigo ter respeito por alguém que me trata como atrasado mental-ele é um criminoso!)tem,é inveja.Inveja dos catrogas q ganha muito mais que ele,do dias loureiro,do duarte lima,etc,etc pq a lista é muito longa e precisa de ser apagada na rua,sem delicadezas-por quem dmonstrou uma superioridade civilizacional fazer aquilo q aconteceu a Gadaffi e a TODOS que estavam com ele-a propósito,os excelsos jornaleiros dentinho e clara pinto,já lá foram e compararam o q era e o q agora é?).Defenestração foi o q os nossos antepassados fizeram com traidores,vende-pátrias.Valentes!

    ResponderEliminar