01 janeiro 2012

Há 50 anos

A revolta de Beja


Passam hoje 50 anos sobre o assalto ao quartel de Beja, episódio da resistência e da luta antifascista que em breve será objecto de merecida evocação [ colóquio no dia 14 de Janeiro de 2012, às 15 horas, na Biblioteca Museu da República e da Resistência, na Rua Alberto de Sousa, nº 10 A - Zona B do Rêgo] e que naturalmente suscitou na época diferentes apreciações resultantes de diversas concepções e tácticas então existentes no seio do movimento antifascista português. Nada porém que possa apagar a importância e significado desta efeméride e a grande coragem de todos os civis e militares que nele intervieram que bem pode ser simbolizada na figura destacada  do Coronel João Maria Varela Gomes a quem me liga uma profunda e sólida amizade desde há 4o anos.

2 comentários:

  1. O meu viva ao coronel Varela Gomes.
    Aproveito para insistir que o blog ganhava muita legibilidade em passar as letras brancas, que realçam mal sobre o fundo, para preto, incluindo os comentários. A última frase do post, por exemplo, é ilegível.

    ResponderEliminar
  2. Apoio o conteúdo deste post e junto-me ao anónimo (acima) num «Viva!» ao coronel Varela Gomes - antifascista corajoso, homem de uma cultura invejável e que mantém uma lucidez impressionante! -, e reclamando do Vítor Dias uma urgente mudança da cor das letras...Sempre que venho a este Tempo sinto que devia voltar a aconselhá-lo (já o fiz no princípio desta 2ªfase).
    Um beijo, amigo
    Lena Pato

    ResponderEliminar