30 janeiro 2012

Faz hoje 90 anos

Nuno Teotónio Pereira:
uma vida cheia e exemplar


É com grande apreço, respeito e longa estima que aqui assinalo a passagem do 90º aniversário do arq. Nuno Teotónio Pereira (cujo intenso e corajoso percurso de vida pode ser revisitado neste post de Joana Lopes). E, para que este post não se confunda com outra coisa, só quero lembrar que, há um ano, na homenagem que lhe foi feita, o que mais me impressionou foi que, com todas as voltas que o país e o mundo deu, então aos 89 anos, Nuno Teotónio Pereira, na sua breve alocução, se mostrou fiel e vinculado à luminosa esperança expressa nas suas palavras, à saída da prisão de Caxias na primeira hora do dia 27 de Abril de 1974. Parabéns para si, Nuno Teotónio Pereira, deste seu amigo, distante e discreto mas muito antigo e constante.

5 comentários:

  1. Que homem corajoso!!!!!! Romper com o fascismo não é para um qualquer!!!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Vítor dar-lhe-ei conhecimento.Com a velha amizade desde Coimbra do Zé Dias

    ResponderEliminar
  3. Foi bonito este movimento espontâneo que se gerou, desde manhã, em torno do nome de um grande resistente, que foi o Nuno Teotónio Pereira. Impressionante na rapidez de reacção por parte de todos quantos souberam do seu aniversário! Para mim, este dia de hoje é apenas mais um dia a consolidar-me a ideia de que há muita gente muito boa, muito solidária, e que a memória dos combates contra o fascismo não se apaga. Assim haja jovens que perpetuem este movimento (ainda impulsionado pelos mais velhos...). A ver se evitamos, no presente, esta terrívelmente assustadora aproximação do passado.
    Um beijo
    Lena Pato

    ResponderEliminar
  4. Falei ontem com o Nuno TP que me pareceu extraordinariamente bem-disposto. À noite, uma das filhas confirmou-mo e disse-me que ele anunciou à família que afinal não estava a viver o dia como uma despedida, como sempre pensou, mas ainda tem muito para fazer. Igual a si próprio, portanto.

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está uma boa notícia, Joana. Obrigado por ela

    ResponderEliminar