10 janeiro 2012

"Contra corrente" ? - engano no nome, de certeza !

O verdadeiro pluralismo
 não passa por aqui


A SIC Notícias lança esta noite um novo programa de debate intitulado "Contra Corrente" e em que participarão semanalmente o que a SIC chama de «cinco senadores», a saber, Francisco Pinto Balsemão (de vez em quando, o dono da bola tem de jogar), Manuela Ferreira Leite, o cientista Sobrinho Simões, António Vitorino e António Barreto.
Como se vê uma vez mais, é o pluralismo a que temos direito mas que, em boa verdade, devia ter levado a SIC a mudar o nome de programa para "A favor da corrente".
É certo que eu e outros cidadãos bem podemos ter na cabeça dezenas de outros nomes (intelectuais, economistas, ex-dirigentes políticos, sindicalistas, professores universitários, etc.) que pela sua qualificação e capacidade de reflexão pública enriqueceriam um debate que se pretendesse efectivamente democrático e verdadeiramente pluralista. Mas não adianta : há muito que alguém instituiu que as áreas políticas à esquerda dos escolhidos para este debate são um desolador deserto de valores.

2 comentários:

  1. Nem mais. Os 5 concordam entre si em quase tudo: são várias tendências do "centrão".

    ResponderEliminar
  2. Apenas, suponho, pequeníssimas diferenças em assuntos marginais. De resto, pensamento único.
    Apenas uma pessoa me merece consideração como cientista e homem modesto(julgo eu). Sobrinho Simões. Como político pouco conheço, mas julgo que não enfileira na contra corrente.

    Um beijo.

    ResponderEliminar