Matthew Alec
15 abril 2023
13 abril 2023
Alimentos
Se não me engano, o IVA
zero vai ser um flop
«Mas a verdade é que, mês após mês, os preços não deixaram ainda de registar uma tendência constante de subida e isso é particularmente evidente no que diz respeito aos bens alimentares.» («Público»)
( Jornal de Negócios)
11 abril 2023
Sobre uma tese de Fernando Rosas
Com atraso, um ajuste
de contas necessário
10 abril 2023
08 abril 2023
Bons negócios
440.000 euros para o Covões
07 abril 2023
TAP, TAP, TAP
A preço de saldo
«Reparem que, à direita não interessa nada que os portugueses se concentrem. Este ruído de sucessivas revoltas por isto, e mais tarde por aquilo, é muito mais conveniente. Tudo o que conserve a aura de escândalo e de ruína por causa do maldito socialismo. É este défice de atenção tuga que permite à direita não ser consistente: querem que se saiba tudo sobre a TAP, mas não no período em que havia um governo de direita; querem a privatização, mas declaram e reiteram que a empresa é um buraco. Pobre TAP. Vai para os privados e a preço de saldo.» (Carmo Afonso no «Público»)
05 abril 2023
Maravilhas da saúde privada
Afinal...
«No primeiro trimestre do ano, foram dirigidas às entidades de saúde públicas e privadas quase 1.300 reclamações, um crescimento na ordem dos 62% face a 2019, revela uma análise do Portal da Queixa ao setor da Saúde. Problemas no atendimento, tratamento clínico indevido, dificuldades no agendamento, cobrança indevida e falta de informação estão entre os principais motivos de reclamação dos utentes. Os prestadores de saúde privados são os que absorvem mais queixas, registando uma subida na ordem de 220%, em relação a 2019.
Relativamente ao sistema privado, a motivar a insatisfação sobre os prestadores de cuidados de saúde estão sobretudo queixas por cobrança indevida (20,1%); a demora no atendimento (19,1%); a falta de informação (12,1%) e o tratamento clínico indevido a recolher 9,1% das reclamações geradas no primeiro trimestre.
De acordo com os dados referentes aos serviços prestados por hospitais públicos e privados, centros de saúde e clínicas médicas, verificou-se que o sistema privado é o mais visado, ao ser alvo de 480 reclamações durante o primeiro trimestre, registando uma variação de crescimento de 220%, em relação ao mesmo período de 2019, onde registou apenas 150 queixas. No sistema público, observa-se a mesma tendência, com uma subida na ordem dos 28,41%. Foram 352 reclamações em 2019 e, 452 queixas este ano.»