Olha, não sabia que o TC
aceitava assinaturas para
formar partidos às mijinhas
14 setembro 2014
13 setembro 2014
Porque hoje é sábado ( 494)
Robert Plant
e The Sensational Space Shifters
e The Sensational Space Shifters
A sugestão musical deste sábado incide
no cantor norte-americano Robert Plant
e a sua nova banda.
no cantor norte-americano Robert Plant
e a sua nova banda.
Um não aqueceu o lugar, o outro esfriou
Que pena o primeiro-ministro
não se chamar Bento !
não se chamar Bento !
Cá para mim tudo isto começou com a abdicação de Bento XVI.
12 setembro 2014
Num estimulante artigo de João Caraça
Frase do dia
Prof. João Caraça, em artigo no Público
Feita a citação, impõem-se entretanto três breves notas: a primeira é para sublinhar que é muito injusto e instrumental escolher uma afirmação destas num artigo por outras razões muito denso, interpelante e oposto ao pensamento dominante; a segundo é que, como se calculará, eu até nem tenho da origem do processo de privatizações uma visão assim, digamos, tão sintética; a terceira é para explicar que só trago aqui a citação porque ela permite pôr em evidência que, afinal, as duras, oportunas e justamente exaltadas críticas ao processo de privatizações não são monopólio dos comunistas embora só estes praticamente disso tenham a fama (eu diria, o mérito).
11 setembro 2014
Neste trágico e inapagável dia
«Après l’arrivée au pouvoir d’Augusto Pinochet au Chili le 11 septembre 1973, à la suite d'un coup d’Etat, son gouvernement militaire a exécuté, fait «disparaître», ou torturé des milliers de citoyens. Une exposition intitulée «Disobedient Objects» (objets de désobéissance), actuellement au Victoria & Albert Museum de Londres, contient quelques exemples d’arpilleras [serapilheiras]: des courtepointes (quilts en anglais) brodés par des femmes chiliennes pour dénoncer les injustices du régime.
La plupart des personnes qui ont disparu sous Pinochet étaient des
hommes, et leur absence a provoqué beaucoup d’insécurité économique pour
les femmes de leurs familles. Les arpilleras ne représentent
pas uniquement l’aspect sanglant du régime, elles illustrent aussi les
privations et humiliations de la vie quotidienne.
L’Eglise catholique, qui était opposée au régime, organisait des ateliers pour que les femmes puissent créer ces couvertures, et fournissait souvent le tissu et les fils. L’Eglise vendait ces arpilleras à
l’étranger, et redistribuait ensuite l’argent récolté aux femmes. Le
gouvernement a fini par interdire la possession et l’exposition des arpilleras, mais beaucoup ont continué à en faire à l’étranger.
Le Royal Alberta Museum, au Canada, a une exposition en ligne sur le mouvement des arpilleras. On peut trouver d’autres exemples d’arpilleras dans le blog de l’anthropologue et journaliste Margaret Snook.»
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