Ficamos avisados !
31 janeiro 2025
Dar corda aos fundos de pensões privados
30 janeiro 2025
Viagem aos arquivos
Trump, filho
e neto de imigrantes
Morte de Odair Moniz
Até que enfim .
29 janeiro 2025
A nova «era de prosperidade»
Selvajaria
Administração Trump
abre processo de rescisão
em massa de funcionários
públicos
«Governo norte-americano envia email a dois milhões de funcionários a solicitar resposta a proposta até 6 de Fevereiro. Elon Musk defende redução de 75% do número de trabalhadores.» («Público»)
28 janeiro 2025
27 janeiro 2025
Há oitenta anos
- Exército Vermelholiberta Auchwitz
26 janeiro 2025
Incrível !
Trump por uma limpeza
étnica total em Gaza
Trump quer Egipto
e Jordânia a receber os palestinianos de Gaza
(Público)
Um silêncio de chumbo
Odair Moniz morreu há
25 janeiro 2025
23 janeiro 2025
21 janeiro 2025
A Presidênca ao serviço dos amigos
Trump perdoa a 1.500
que invadiram o Capitólio
e mataram 4 policias
«Estão incluídos nestes perdões presidenciais 14 líderes de dois grupos militantes de extrema-direita, como Stewart Rhodes, fundador da milícia paramilitar Oath Keepers, e Enrique Tarrio, antigo líder do grupo de extrema-direita Proud Boys, que tinham sido condenados a longas penas de prisão por actos violentos naquele dia.
Esta decisão de Trump irá, certamente, causar desconforto entre a polícia, legisladores e outras pessoas cujas vidas foram colocadas em risco durante um episódio sem precedentes na história moderna dos EUA. Cerca de 140 polícias foram agredidos durante o ataque, tendo alguns sido pulverizados com irritantes químicos e outros atingidos com canos, bastões e outras armas. Quatro pessoas morreram durante o ataque, incluindo um apoiante de Trump que foi morto a tiro pela polícia.» (Público)
20 janeiro 2025
Ora bem !
Contra as percepções,
marchar, marchar
«Em 15 anos, 2023 foi o segundo com o rácio mais baixo de estrangeiros detidos pela PJ – ano recorde com mais de um milhão de imigrantes residentes - só superado em 2020, ano da pandemia da Covid-19. Enquanto o número de imigrantes passou para mais do dobro neste período, os estrangeiros presos por crimes violentos caíram para menos de metade, proporcionalmente aos residentes.» (DN)
19 janeiro 2025
18 janeiro 2025
17 janeiro 2025
Segurança
Ora bem
«Diretor da PJ defende que
sentimento de insegurança
é gerado pela desinformação
e não se confirma»
«O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, afirmou esta sexta-feira que o sentimento de insegurança é gerado pelo aumento da desinformação e ameaças híbridas, salientando que os números de criminalidade violenta desmentem essa ideia.
16 janeiro 2025
A comunicação social que não atende aos factos
Para muitos media
é tudo igual ao litro
"Rixa no Martim Moniz" não foi no Martim Moniz |
Para quem está a olhar para Lisboa a partir de Montalegre ou da Mongólia, mais metro, menos metro não fará diferença. No dia seguinte, escreveu o Observador: Ventura considera que rixa no Martim Moniz mostra o "ridículo a que a esquerda se prestou". E o Correio da Manhã: Não foram chamadas as minorias, chamaram a polícia: Ventura reage à rixa entre imigrantes no Martim Moniz. (...) orque não dizer o nome certo? Há algumas hipóteses para explicar o erro. 1. É tudo muito perto, não tem importância, é um pormenor ridículo. 2. O leitor sabe o que é o Martim Moniz, que está nas notícias por causa da controversa operação policial dos homens encostados à parede, e a Rua do Benformoso acaba no Martim Moniz, a rixa foi "a caminho" do Martim Moniz. 3. Tanto faz, isto é o território dos imigrantes bengalis, pôr Martim Moniz no título facilita a vida do leitor, é só um localizador. 4. Com Martim Moniz, tem mais cliques. Etc. |
14 janeiro 2025
Ficamos avisados !
Não escondem nem disfarçam
"El secretario general de la
OTAN pide una "pequeña
fracción" para defensa de lo
que se invierte en pensiones
o salud"
13 janeiro 2025
12 janeiro 2025
Outras guerras
(...) «4. Guerra é guerra, e logo no primeiro ano de guerra a Ucrânia sabotou os gasodutos Nordstream I e II, que bombeavam o gás russo a preços acessíveis para a Alemanha e centro da Europa. Os Nordstreams eram uma joint-venture entre empresas estatais e privadas da Alemanha e da Rússia e a sua sabotagem em águas da Dinamarca — com a cumplicidade da NATO e Estados Unidos — foi, para efeitos jurídicos, um acto de pirataria internacional e não apenas uma operação contra interesses do inimigo bélico. Por isso, deu origem a uma comissão de investigação, de que a Rússia foi excluída, e que, dois anos decorridos, obviamente nada concluiu ainda. A Rússia ficou privada de fontes de receita — que, em parte, diversificaria —, mas a Alemanha ficou privada de energia barata, entrando em crise económica que persiste até hoje, e a Europa entrou num processo de inflação que só agora dá mostras de estar controlado. Em contrapartida, os Estados Unidos substituíram a Rússia no fornecimento de GNL (gás liquefeito) à Europa a um preço três vezes superior aos dos russos. Tudo bem, guerra é guerra, dirão. Só que, entretanto, nestes quase três anos decorridos desde o início da guerra, a mesma Ucrânia que havia liquidado os Nordstreams continuou silenciosamente a deixar passar gás russo para a Moldávia, Áustria e Eslováquia através de um terceiro oleoduto que atravessa o seu território. E, pelo direito de passagem, cobrava mil milhões de dólares por ano, afinal ganhando dinheiro com o gás russo que cortara aos seus ‘aliados’ na Europa. Agora, expirado o prazo contratual, a Ucrânia não renovou o acordo, de caminho deixando a Transnístria, a região pró-russa da Moldávia, a seco. A guerra é uma caixinha de surpresas. (...)»
11 janeiro 2025
Hoje da Alameda ao Martim Moniz
10 janeiro 2025
Mau começo
Seguro e a sua 1ª
bola para o charco
09 janeiro 2025
Um torturador na guerra da Argélia
O justo epitáfio
para Jean-Marie Le Pen
«O ódio era o seu ofício»
"O fundador da Frente Nacional
morreu. Racista, anti-semita,
anticomunista, consagrou a sua
vida à reabilitação de uma
extrema-direita desqualificada
pelo seu passado colaboracionista.
As suas ideias pestilentas
sobreviveram».
na capa de
08 janeiro 2025
07 janeiro 2025
Business first
Pudera ! Os EUA são
o maior vendedor de
armas do mundo !
Trump defende subida
do contributo para a
NATO de 2% para 5% do PIB
(DN)
«Nas declarações aos jornalistas, não excluiu o uso de força militar para assumir o controlo do Canal do Panamá e da Gronelândia, ao afirmar que ambos os territórios são essenciais para a segurança dos EUA.»
06 janeiro 2025
Uma velha história americana
«Um afro-americano agredido até à morte na prisão. 14 agentes penitenciários acusados e videos chocantes. A morte por asfixia de Robert Brooks, detido de 43 anos,lança a América no que se assemelha a um novo escândalo ligado a um crime racista.» Mais em francês aqui.
Um discurso ele sim criminoso
Moedas
desmentido pela Polícia
Não importa nada, claro, que os números da Polícia não confirmem o presidente da Câmara. Há pouco mais de um mês, o comando metropolitano de Lisboa afirmava que a criminalidade geral tinha diminuído 9,4% e a violenta e grave tinha estagnado – menos 0,2%. Disse o comandante há um mês: “Os dados estatísticos sobre a criminalidade registada não são assim correspondentes ao sentimento de insegurança difundido nas redes sociais e em certos sectores da opinião pública”.
05 janeiro 2025
04 janeiro 2025
03 janeiro 2025
Um gesto desastrado !
Marcelo a dar corda a Ventura
de Estado sobre segurança,
conselheiros se concordam"
02 janeiro 2025
Relações com sindicatos
Governo só quer negociar
com sindicatos amigos !
"Fenprof apresenta queixa à PGR sobre negociações com o Ministério da Educação"
"Federação Nacional dos Professores acusa Governo de a ter impedido de negociar protocolo e de não ter apresentado o documento a todos os sindicatos."
(Público)
75 dias depois
Não vejo nenhum
media a interessar-se
pelo assunto mas eu insisto