31 janeiro 2023

Gente séria é outra coisa

 Coisas da Cavaca

«Facturas de restaurante no valor de duas, três ou mesmo quatro centenas de euros serviram ao Ministério Público para incriminar tanto a bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, como vários outros dirigentes desta Ordem profissional. Ao todo são 14 as pessoas acusadas de peculato e falsificação de documento.

Fazendo fé no princípio de que ninguém pode estar em dois locais diferentes ao mesmo tempo, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa e a Polícia Judiciária cruzaram as despesas das deslocações dos dirigentes pelo país fora com as facturas de restaurante que também apresentaram para reembolso na Ordem dos Enfermeiros e concluíram que nem automobilistas de Fórmula Um conseguiriam semelhantes proezas.» (Público»

25 janeiro 2023

Jornada Mundial da Juventude

 Um altar nada franciscano


:
custo : 5/6 milhões de euros
ideia avançada por Moedas de que este altar-palco servirá para eventos futuros é uma pura fantasia. Basta olhar para o boneco para se perceber que, por exemplo, não servirá para grandes concertos.

O PSD e o Chega

 ~

"Isto está muito
perigoso, acreditem"

- Carmo Afonso no «Público»

«É uma falta de respeito esta dança das palavras e a persistente falta de clarificação, por parte do líder da direita tradicional, relativamente a um assunto tão importante. Uma falta de respeito que demonstra também falta de coragem. Luís Montenegro não tem coragem para dizer com clareza aquilo que todos sabemos: que está disponível para abdicar dos princípios fundamentais do partido para chegar ao poder e que esse arranjo já está bem amadurecido.

Um desbocado do Chega falou das coisas como elas são. O partido, para já, manda na direita portuguesa: não teme falar publicamente daquilo que é tabu absoluto para o PSD, porque sabe bem que é a tábua de salvação de Montenegro e esclarece a IL, que escusa de se maçar a dizer que não aceita entendimentos com o Chega, porque não existem entendimentos à direita sem o Chega.»

24 janeiro 2023

Ucrânia

 Uma guerra menos falada

«Um dia depois do vice-ministro das Infra-estruturas da Ucrânia ter sido despedido e detido, acusado de ter recebido um suborno de 370 mil euros, o Presidente, Volodymyr Zelensky, anunciou uma remodelação governamental em resposta a “uma exigência fundamental da opinião pública”, a de que a justiça se aplique a todos. Entretanto, demitiram-se um dos principais assessores de Zelensky, acusado de usar carros de luxo, assim como o vice-ministro da Defesa e o vice-procurador-geral, ambos suspeitos de envolvimento num caso de alegadas compras de material logístico a “preços inflacionados”, denunciado na imprensa ucraniana.» («Público)

08 janeiro 2023

Gravíssimo !

 Última hora : Brasil  hoje





O que sempre sobe e nunca desce

 Que grande negócio !

Há poucas semanas a notícia era que os combustíveis já tinham voltado aos preços de antes da guerra. Agora é a mesma notícia só que aplicada às matérias primas. E assim ficamos a saber que os dois principais factores que explicavam a inflação alta já não existem. No entanto, o que estamos a ver (mas o governo não) é que preços que sobem jamais voltam a ser o que eram antes de. Que grande negócio !


04 janeiro 2023

Qual é ?


«Ter empresas públicas dominadas por critérios de gestão privada e empresas privadas a prestarem serviço público tem uma consequência lógica: corrompe o próprio conceito de serviço público. É a mãe de muitas outras corrupções."
Pedro Tadeu no  «DN»