10 abril 2021

A> negação da liberdade sindical

 Uma das maravilhas
da democracia americana


Ora aqui está um título que, em rigor, devia ser totalmente estranho e incompreensível para um português e mesmo para qualquer europeu.
Ele só se explica porque nos EUA a filiação sindical de cada trabalhador está condicionada à prévia realização em cada empresa de um referendo sobre a criação de um sindicato. Neste caso de um armazém da Amazon em Bessemer (Alabama) cerca de 1700 trabalhadores votaram contra a criação do sindicato, 700 e tal a favor e houve 500 votos nulos (???!!!). De acordo com estas regras absurdas, o resultado é que os 700 e tal que queriam sindicato ficaram impedidos de o ter. Para se perceber o filme, é preciso lembrar que o grande patronato americano (e calcula-se o que o colosso Amazon não terá feito para determinar esta votação) investe todos os anos centenas de milhões de dólares para inviabilizar a criação de sindicatos. Forçoso é pois dizer que um tal sistema é uma clamorosa denegação do direito (que não pode deixar de ser também individual) à sindicalização.

Sobre este assunto
mais aqui em inglês

3 comentários:

  1. Ó Vitor Dias! Que má vontade! Todos sabemos que holywood é uma democratadura!

    ResponderEliminar
  2. Quase que aposto que aqueles que votaram nulo para criação de um sindicato nem se quer sabiam para o que estavam a votar e apenas querem ganhar a miséria que têm (ou não têm) direito, ao final do mês.

    ResponderEliminar
  3. Os 500 votos restantes eram do contra ou são antes abstenção?
    Em terra onde a corrupção é rainha, quase que aposto que os restantes 500 votos são de trabalhadores comprados, os ditos «scabs» que mantêm o sistema preso à exploração.

    ResponderEliminar