09 julho 2012

Era fatal como o destino

Puxando pelo novelo


Devo dizer, com inteira sinceridade, que me inquietam muito os prejuízos de imagem que este caso «Relvas-Lusófona» pode trazer a esta instituição universitária privada ,projectando injustamente sobre centenas de professores e alunos estilhaços que o seu esforço e competência não merecem. Mas isso não me pode impedir de anotar que, se notícias destas se confirmam, então é porque há redes de influência e amiguismo capazes de fazerem ciúmes às maçonarias e à Opus Dei.



se não abrir, ver aqui.

Glórias do jornalismo português ou...

... como elas se fazem !


Até podia esta referência à «classe política» na legenda do Jornal da Tarde de ontem da RTP estar certa  e também estar certa a afirmação do jornalista de que, na referida procissão foi feito um dos mais duros discursos «contra os efeitos da política sobre a vida das pessoas». Acontece porém que, como se pode ouvir aqui, o que o padre Jesus Ramos corajosamente verberou foi a «apagada e dolorosa situação de mágoa  a que fomos conduzidos pela vilania de alguns que se propuseram servir o povo e não cumpriram a sua palavra e de muitos que, fraudulentamente e por meios que não excluem a execrável corrupção, construiram impérios de luxo à custa do suor dos pobres». 
Os leitores estão a ver o filme e o truque: «alguns» e «muitos» convertidos em «classe política» (aliás, uma categoria convenientemente inventada para meter tudo no mesmo saco). 

[post tributário de uma amável chamada de atenção do leitor Edgar Carneiro]

Snoopy reformou-se em Portugal

Mundo cão



Arte e compromisso

Recordando Phil Ochs
(1940-1976)









What Are You Fighting For
de Phil Ochs

        
Oh you tell me that there's danger to the land you call your own
And you watch them build the war machine right beside your home
And you tell me that you're ready to go marchin' to the war
I know you're set for fighting, but what are you fighting for?

Before you pack your rifle and sail across the sea
Just think upon the Southern part of the land that you call free
Oh, there's many kinds of slavery and we've found many more
I know you're set for fightin', but what are you fighting for?

And before you walk out on your job in answer to the call
Just think about the millions who have no job at all
And the men who wait for handouts with their eyes upon the floor
Oh I know you're set for fighting, but what are you fighting for?

[This verse is not in the sheet music]
Turn on your TV, turn it on so loud
And watch the fool a smiling there and tell me that you're proud
And listen to your radio, the noise it starts to pour
Oh I know you're set for fighting, but what are you fighting for?

Read your morning papers, read every single line
And tell me if you can believe that simple world you find
Read every slanted word till your eyes are getting sore,
I know you're set for fighting, but what are you fighting for?

And listen to your leaders, the ones who won the race
As they stand right there before you and lie into your face
If you ever try to buy them, you know what they stand for
I know you're set for fighting, but what are you fighting for?

Put ragged clothes upon your back and sleep upon the ground,
And tell police about your rights as they drag you down,
And ask them as they lead you to some deserted door,
Yes, I know you're set for fightin', but what are you fightin' for?

But the hardest thing I'll ask you, if you will only try
Is take your children by their hands and look into their eyes
And there you'll see the answer you should have seen before
If you'll win the wars at home, there'll be no fighting anymore



07 julho 2012

Hoje no "Público"

Pergunta Pereira


Pois perguntas bem mas tarde, José Pacheco Pereira, porque outros responderam já há um ano e foram então tratados como lunáticos e irresponsáveis. Cá se fazem, cá se pagam.