22 outubro 2017

Agora não resolve mas é bom que se saiba

Quem, quando e
onde disse isto ?
resposta em 23.10:

«(...)  A vastidão e a intensidade dos incêndios deste ano tem causas climatéricas excepcionais, atrasos nas respostas, insensibilidade face aos avisos meteorológicos, descoordenação nos combates, mas tem também outras causas mais distantes e mais próximas.

Há responsabilidades graves que dizem respeito a este Governo e aos sucessivos governos do PSD e do PS, designadamente no protelamento de uma política florestal há muito identificada e aprovada.

Responsabilidades do governo PS nos atrasos sucessivos na implementação da Lei de Bases da Floresta aprovada na base de um projecto do PCP, nos atrasos da concretização dos planos regionais de ordenamento florestal, na instituição do Fundo Financeiro Florestal, no levar à prática a Resolução do Conselho de Ministros de Abril de 1999: o dito Plano Sustentável da Floresta Portuguesa. 

Responsabilidades ainda no desmantelamento dos meios de combate aos fogos, da Força Aérea. A privatização, a delegação para os privados, mostrou agora as suas fragilidades e vulnerabilidades. Os privados e a «indústria do fogo» têm interesses próprios, nem sempre coincidentes com o interesse geral.

E sobre tudo isto temos autoridade para aqui o referir e sublinhar. Por várias vezes aqui chamámos a atenção para os erros que estavam a cometer-se.

Mas há também as responsabilidades graves não só do PSD e da maioria, como deste Governo.

No Outono do ano passado, depois de várias iniciativas (Lousã, Almoçageme,...), afirmámos aqui que era no Inverno que se devia tratar dos incêndios de Verão. Apresentámos nesta Assembleia da República, em 27 de Novembro, uma Resolução sobre a prevenção e combate aos fogos florestais, que foi aprovada por unanimidade. Porque é que não foi levada à prática?

Ao longo do ano alertámos por várias vezes o Governo para a necessidade de dar cumprimento à Resolução e, designadamente, em relação ao reforço dos meios de vigilância neste Verão. E porquê? Porque é que o PCP, tanto na Resolução aprovada na Assembleia da República como noutras intervenções, chamou a atenção com veemência para o reforço da prevenção e vigilância este ano? Porque tínhamos tido um ano muito húmido, o que fazia prever a acumulação de muito silvado e material lenhoso, que seria pólvora sobre pólvora, tornando este Verão particularmente perigoso.

Estes avisos e alertas estão vertidos nos Diários desta Assembleia da República. (...)»

3 comentários:

  1. Terá sido porventura o Sr. Carlos Carvalhas?

    http://www.pcp.pt/sobre-vaga-de-incendios-florestais

    Foi o que o Google me disse.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr. Carlos Carvalhas, acaso é menos que o Dr. Passos Coelho?

      Eliminar
  2. o conteúdo dos avisos e alertas de 2016/2017 (e anteriores) devem ser vincados no debate desta terça-feira. Deixados os avisos assim no "alertámos" (sem se dar publicidade ao conteúdo e teor do alertar) e "está nos diários" ninguém repara. Fugi ao redondo.

    ResponderEliminar