05 março 2017

Ai, ai, a «conversão da Rússia»

Um pequeno
problema de datas


Sobre isto, apenas duas breves notas porventura úteis para muito boa gente neste ano do centenário das ditas aparições em Fátima:

1. As alegadas aparições ocorreram no dia 13 de Maio de 1917 e a Revolução de Outubro ocorreu a 7 de Novembro (pelo calendário ocidental) de 1917.

2. O alegado apelo à «con
versão da Rússia» é uma construção muito posterior, até porque  em Maio de 2017 só poderia significar a conversão da Rússia em termos da sua passagem da influência da Igreja Ortodoxa russa para a da Igreja Católica.

P.S: quem quiser um pouco mais de molho, pode ler João Alferes Gonçalves aqui.

6 comentários:

  1. Por falar em ex comunistas, eis uma curiosa iniciativa de Marine Le Pen: Num comicio em Lyon, no ambito da campanha presidencial, subiu ao palco um grupo de ex comunistas que abandonaram o comunismo e se converteram à Frente Nacional!


    Evrard and other converts were given stage time at the two-day gathering in Lyon. Showcasing people who abandoned Le Pen's political enemies to join her serves the National Front's strategy of "detoxification," its effort to rid the party of its image as a home for racists and neo-fascists.

    http://www.dailymail.co.uk/wires/ap/article-4281108/French-far-right-candidate-showcases-ex-communist-converts.html#ixzz4aUcfgPxp

    Ex dirigente comunista discursando no comicio da FN

    https://www.youtube.com/watch?v=Ssvis_wNwsU

    ResponderEliminar
  2. Até nisto há graça, brincadeira ou palhaçada. Converter a Rússia de um regime que ainda não existia ainda é pior que tudo o resto. Se as bases cientificas são nulas esta aldrabice deita tudo por terra e como é que há pessoas inteligentes que acreditam nestas coisas? Em casa do Médico Manuel Sobrinho Simões, casa de gente de ciência, diz entre risos, que usavam um garrafão de água de Fátima para curar as feridas. O Povo é o grande construtor de tudo dizia Máximo Gorki. O problema é quando oportunistas se apropriam dessa crendice e a transformam em negócio como conta Fialho de Almeida em "O País das Uvas" já sem falar noutras coisas mas parece que Zita Seabra se converteu depois de lhe terem acenado com uma grande fortuna dizendo-lhe que aquilo era um milagre de Fátima.

    ResponderEliminar
  3. Ela é uma folha morta como disse o camarada Álvaro Cunhal.

    ResponderEliminar
  4. Em 'as palavras de outros e outras' aqui ao lado também há uma espécie de zita seabra...

    ResponderEliminar
  5. Não é nada, é mas é uma folha risivel. Se não fossem os [...]zitos deste mundo com quem é que a gente se ria?

    ResponderEliminar
  6. Zita podia ter mudado de campo mas com dignidade. Depois da publicidade à Garrafeira do Pingo Doce, em parceria com Barreto. Como se diz no post, a haver conversão, seria da ortodoxa para a católica apostólica romana. E falando de regimes, na altura das alegadas aparições o que vigorava na Rússia feudal era um regime autocrático e despótico. Como Zita e qualquer pessoa minimamente culta deve saber. Como cult deve ser Zita, que até é ou foi dona duma editora.

    ResponderEliminar