18 setembro 2015

A minha batalha perdida

Quando as sondagens incluem
projecções sobre mandatos obtidos
que me parecem meros palpites
ou contas «a vol d'oiseau»

O Expresso online promete para mais logo uma explicação sobre a distribuição de mandatos alegadamente resultantes da sua sondagem hoje publicada. Mas não preciso de esperar por ela para escrever o que se segue.

Com efeito, há mais de 20 anos que escrevi contra esta «técnica» de, com base numa amostra nacional, deduzir dos resultados em % e deputados eleitos em  cada um dos 22 círculos eleitorais.

O ponto principal (que me separa certamente do Expresso e da Eurosondagem) é que eu considero que uma amostra nacional de 1510 inquiridos estará muito bem para os resultados globais em percentagem mas a distribuição dessa amostra pelos 22 círculos conduz a amostras distritais clamorosamente insuficientes e, portanto, sem qualquer fiabilidade.Vejamos em concreto esta sondagem : o Expresso declara que foram ouvidas 1510 pessoas (e eu até deixo de parte o abatimento que devia ser feito das 302 que aos quesitos disseram nada, népia, nicles).

E a ficha técnica (ver em baixo) fornecida pelo Expresso sobre esta  sondagem anterior  diz-nos por exemplo que na Área Metropolitana de Lisboa (atenção, são os distritos de Lisboa e Setúbal) foram ouvidas 410 pessoas e que, no «Sul» (distritos de Portalegre, Beja, Évora e Faro) foram ouvidas umas espantosas 147 pessoas. E, portanto dividam-se estas 147 pessoas por estes quatro distritos e imaginem quantos pessoas foram realmente  ouvidas em cada um deles.

E, um pouco por caridade, até acrescento que estamos a tratar de distritos e que, em eleições autárquicas, nenhuma empresa séria de sondagens se arriscaria a fazer uma sondagem concelhia com base numa amostra de  30, 50 ou 60 pessoas. E prever os resultados no distritos de Setúbal ou Lisboa com base numa amostra para aí de 200 pessoas em cada um também me parece extraordinariamente arriscado. 


E, já agora, porque 96% da comunicação social e dos comentadores sempre se esquecem de falar nisto, volto a lembrar que os 34% da PàF seriam o pior resultado de sempre da soma PSD+CDS em eleições legislativas. Se alguém duvida é olhar aqui em baixo (ou ir ao sitio da CNE:


1 comentário:

  1. A sondagem diária da RTP é uma fraude entrevistando apenas 2% no Alentejo e 4% no Algarve contra cerca de 30% no Centro e Norte e 35% em Lisboa.
    Por esta sondagem se pode avaliar as outras que vão ser publicadas e é muito estranho atendendo ao rigor que a Universidade Católica nos habituou mas em tempo de guerra não se limpam honestidades nem o Inferno os parece assustar.
    Monteiro.

    ResponderEliminar