26 maio 2014

Decisão irrevogável !

"Vou-me embora
pra Pasárgada"



Ontem escrevi aqui que «Suprema vergonha seria se os órgãos de comunicação social escamoteassem esta verdade essencial !». Pois agora é tempo de dizer que, segundo me parece, salvo as honrosas excepções de referências nas manchetes do JN e do «i» , o tom geral dos comentários e avaliações na imprensa ao resultado da direita representa no essencial o prosseguimento de uma manobra que já vem de muito atrás e que denunciei aqui assim:

A verdade é que, por exemplo, no Público, a qualificada jornalista São José Almeida consegue escrever que «não se confirmou, assim, a a derrota estrondosa da maioria governamental que chegou a ser esperada, mesmo por alguns dirigentes do PSD e do CDS». E o editorial do mesmo jornal apenas anota timidamente que « a Aliança Portugal (coligação PSD/CDS) não chega aos 30%, sendo que nas eleições anteriores de 2009 o PSD sozinho tinha conseguido 31,71% e o CDS 8,36%.»
É claro que eu não posso ter a pretensão de que os jornalistas de política nacional me leiam ou liguem ao que eu digo mas a verdade é que esta verdade como punhos foi dita ontem à noite por Jerónimo de Sousa e isso já os jornalistas não deviam ignorar porque se trata da mensagem de um dirigente partidário na noite eleitoral.
Em resumo, a facilidade e o descaramento com que tanta gente com responsabilidades públicas vicia a interpretação de um resultado tão devastador para a direita (uma coligação que tem maioria absoluta de deputados obtém pouco mais que 1/4 dos votos) é bem um triste sinal não apenas de como a ligeireza se expande desavergonhadamente mas também como está tão áspero, dificil e agreste o combate pelas verdades mais elementares.
E é por isso que, pegando no poema de Manuel Bandeira, aqui anuncio que

 Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

(...)

4 comentários:

  1. a isso soma-se a questão da abstenção que todos tentam dar como enorme.

    mas será enorme para um universo de mais de nove milhões de eleitores inscritos num país que conta com dez milhões e qualquer coisa de habitantes.

    E desses dez milhões quantos serão emigrantes, imigrantes e menores que não votam? apenas cerca de um milhão? duvido muito.

    ResponderEliminar
  2. Mas que se pode esperar qd se sabe a que interesses a comunicação social dominante está enfeudada e defende ? E não só. Agora até o PS vai voptar a moção de censura do PCP sem argumentar conjuntamente com o inefável cisco assis que esta é para dividir o PS - mauzões dos comunas, passam a vida a dar cabo da virgindade do PS - mas Seguro lá continua a dizer que .... é inconsequente pois o Governo continuará em funções. E qd "cair" lá estará a tríade PS(d)CDS de mãos dadas, como cisco assis ana gomes zorrinho e mais um tal pedro trombateiam ! Estão demasiado gordinhos e anafados para quererem passar a "sem-abrigo".

    ResponderEliminar
  3. Respirei fundo quando fui consultar a página da CDU, mas cheguei a estar inquieta. Então o 3º ? Mas o Povo começa a confiar em nós e a CDU continuará a avançar!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Tudo certo, excepto o poema que é do Manuel Bandeira.

    ResponderEliminar