13 abril 2014

Sempre igual a si própria

Adivinhe o que
Teresa de Sousa se esqueceu
de contar sobre «o desfecho»



Não, não vou comentar em detalhe o quase infame artigo que Teresa de Sousa dá hoje à estampa no Público sob o título «O 25 de Abril e os seus capitães» e muito menos ainda as referências objectivamente caluniosas que dirige ao PCP. Gramo-a há tantos e tantos anos que julgo com isso já ter ganho o direito a essa dispensa. Mas aproveito uma parte do seu texto para criar uma certa interactividade neste blogue

Assim, já que ela escreve isto

eu convido os leitores a, na caixa de comentários, adivinharem  o que é ela sobre esta história convenientemente se  esqueceu de contar.

E pronto, o Audi vai para o
leitor Manuel Caetano que 
acertou ao dizer que Teresa de
Sousa se esqueceu de contar que,
na 2ª volta, Mário Soares só foi
eleito PR porque os eleitores
comunistas resolveram
derrotar Freitas do Amaral

7 comentários:

  1. Esta eminente jornalista da situação, esqueceu-se ou não quis lembrara-se do todo o papel do Mário Soares, contra a vontade de muitos os seus camadas, na contra revolução traçada nos acordo POVO/MFA , nomeadamente a sua importante acção para precipita-la com o golpe o 25 de Novembro de 75, também se esqueceu de ajuda pedida e aceite ao imperialismo americano para derrotar a revolução que apelidava de comunista, esqueceu-se que o Mário Sores e o PS metram o socialismo na gaveta, contra a vontade das bases do PS, e optaram por um discurso anticomunista, já o PCP sempre assumiu a necessidade de um entendimento com o PS , com quem na altura, e durante muitos anos, teve uma maioria de esquerda no parlamento, o MS optou pela direita como bom burguês que é. E esqueceu-se com certeza de muitas mais episódios deste período histórico conturbado que levaram o PCP a encontrara as soluções mais que mantivessem, com todas as fragilidades que geravam, ( os tais sapos que engolimos) um caminho que garantisse o respeito pela Constituição. CR/Abril que também Mário Sores fez o favor ao capital de começar desmantelar, ao fazer maiorias com a direita, e fazer regredir passos importantes que foram dados para garantir económica e socialmente o avanço do país rumo ao socialismo, como a reforma agrária as privatizações de sectores chave da economia, como a banca, que resultaram a regressão a que chegamos. Seria interessante que esta gente de serviço à classe dominante, fosse, por um só dia intelectualmente honesta e fizesse uma análise despida de anticomunismo e de certeza, porque não são estúpidos, têm capacidade de análise e de distorção das mesmas. escreveriam textos de verdade e não de mentaria. Nunca os vi dizer, que as análises perecias económicas e socias que PCP foi tornando públicas sobre os caminhos que foram sendo seguidos nos traria, infelizmente, à situação em que nos encontramos mas, nenhum destes jornalista, já mais afirmou que análises PCP corretas mesmo chegando às mesmas conclusões, quando eles chegam ás mesma s conclusões do PC, dizendo "O PCP ALERTOU PARA A SITUAÇÂO QUE ESTAMOS A VIVER", exp, negociação/reestruturação da dívida do pacto de agressão. O anticomunismo é de facto uma das doenças mais paralisantes da inteligência do ser humano, e consequentemente do recuo civilizacional que vivemos e por isso é estimulado desta maneira pelos poderosos meios comunicação social da burguesia e do capital.

    ResponderEliminar
  2. Esta eminente jornalista da situação, esqueceu-se ou não quis lembrara-se do todo o papel do Mário Soares, contra a vontade de muitos os seus camadas, na contra revolução traçada nos acordo POVO/MFA , nomeadamente a sua importante acção para precipita-la com o golpe o 25 de Novembro de 75, também se esqueceu de ajuda pedida e aceite ao imperialismo americano para derrotar a revolução que apelidava de comunista, esqueceu-se que o Mário Sores e o PS metram o socialismo na gaveta, contra a vontade das bases do PS, e optaram por um discurso anticomunista, já o PCP sempre assumiu a necessidade de um entendimento com o PS , com quem na altura, e durante muitos anos, teve uma maioria de esquerda no parlamento, o MS optou pela direita como bom burguês que é. E esqueceu-se com certeza de muitas mais episódios deste período histórico conturbado que levaram o PCP a encontrara as soluções mais que mantivessem, com todas as fragilidades que geravam, ( os tais sapos que engolimos) um caminho que garantisse o respeito pela Constituição. CR/Abril que também Mário Sores fez o favor ao capital de começar desmantelar, ao fazer maiorias com a direita, e fazer regredir passos importantes que foram dados para garantir económica e socialmente o avanço do país rumo ao socialismo, como a reforma agrária as privatizações de sectores chave da economia, como a banca, que resultaram a regressão a que chegamos. Seria interessante que esta gente de serviço à classe dominante, fosse, por um só dia intelectualmente honesta e fizesse uma análise despida de anticomunismo e de certeza, porque não são estúpidos, têm capacidade de análise e de distorção das mesmas. escreveriam textos de verdade e não de mentaria. Nunca os vi dizer, que as análises perecias económicas e socias que PCP foi tornando públicas sobre os caminhos que foram sendo seguidos nos traria, infelizmente, à situação em que nos encontramos mas, nenhum destes jornalista, já mais afirmou que análises PCP corretas mesmo chegando às mesmas conclusões, quando eles chegam ás mesma s conclusões do PC, dizendo "O PCP ALERTOU PARA A SITUAÇÂO QUE ESTAMOS A VIVER", exp, negociação/reestruturação da dívida do pacto de agressão. O anticomunismo é de facto uma das doenças mais paralisantes da inteligência do ser humano, e consequentemente do recuo civilizacional que vivemos e por isso é estimulado desta maneira pelos poderosos meios comunicação social da burguesia e do capital.

    ResponderEliminar
  3. w a f*?
    "a única legitimidade que existe em democracia [...] é a do voto"
    TERESA DE SOUSA 13/04/2014

    ResponderEliminar
  4. Isto é tão primariamente estúpido que acho que não merece qualquer comentário. Mas, por outro lado, em tempos de tão acrítica mitificação da convergência (a qualquer preço) e respondendo ao desafio do Vítor Dias, lembro o que não é preciso ser velho para recordar. O desfecho, como parece sugerir desonestamente Teresa de Sousa, não foi a vitória do candidato único de direita, mas sim a de Mário Soares, com o apoio eleitoral também do PCP e dos sectores eanistas e pintassilguistas.
    Já agora, eu fui um dos da esquerda romântica que queria aprofundar democracia.

    ResponderEliminar
  5. Não esqueço esse acontecimento. E para que isso acontecesse o PCP teve que fazer um congresso extraordinário. Afinal donde partem as diretivas no PCP? É do Comité Central ou dos militantes?
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Até hoje não digeriram esse sapo...

    ResponderEliminar