23 abril 2014

E mais não digo

Olhe que não, olhe que não,
estimado António Guerreiro


«As comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril, as oficiais e as não oficiais, as da esquerda, as do centro e as da direita, são completamente inócuas, politicamente anestesiadas, de um conformismo idiota que serve sem a mínima reserva a reificação do passado. Por elas, não passa nem uma ligeira brisa de pensamento. Tudo desertou, ficou apenas o palco vazio de uma ideia.»- António Guerreiro no Ipsilon de  18 de Abril.

A este respeito, eu podia lembrar que, há 20 anos, eu senti a necessidade de escrever no Avante! um longo artigo espadeirando contra a campanha então surgida (e até bastante animada pelo então PR) contra a alegada «rotina» e os alegados «rituais» das comemorações do 25 de Abril que, segundo alguns então diziam, estavam à beira de se aproximar das comemorações e romagens do 5 de Outubro sob o fascismo. E hoje, olhando o panorama geral das comemorações e sobretudo as linhas de força que importante parte delas expressam, não sinto apesar de tudo essa necessidade.

Eu podia lembrar que a Itália em 1945 também teve o seu 25 de Abril, ou seja a Libertação e uma libertação amassada em dezenas de milhares de antifascistas fuzilados e centenas de milhar em armas e, em 1985, as comemorações daquela grande data naquele país já não tinham metade da expressão que os 40 anos do nosso 25 de Abril estão a ter e vão ter.

Enfim, podia lembrar e argumentar muita coisa. Mas prefiro só deixar registado que aquela frase de António Guerreiro só pode ter sido escrita num ambiente momentâneo de torre de marfim e que é particularmente injusta para com aqueles muitíssimos milhares de portugueses e centenas de entidades que vão comemorar os 40 anos do 25 de Abril, não como uma «reificação do passado» mas como um corpo vivo de valores, ideais, esperanças e energias insubmissas e combativas para, assumidamente pela esquerda, ultrapassar a dramática situação do país.



1 comentário:

  1. As comemorações do 25 de ABRIL só poderão ser ofuscadas por um NOVO 25 DE ABRIL, que há de chegar, há de chegar.

    Um beijo.

    ResponderEliminar