07 maio 2013

Perdoai-lhes Senhor porque sabem o que fazem

A estetização da desgraça
ou um Américo Tomás em potência


É evidente que esta afirmação de Vítor Gaspar poderia ser comentada do ponto de vista da cegueira, da fuga ao real  e da paranóia tecnocrática (mas cheia de ideologia). Mas pelo menos os leitores com mais de 60 anos talvez compreendam que eu diga simplesmente que, com mais un petit effort, quem sabe se Vítor Gaspar ainda não vem a fazer concorrência às  deliciosas frases de Américo Tomás que sempre ofereciam momentos de saudável risota nos cafés que eu frequentava em jovem e que, depois, a Seara Nova, muitas vezes com cortes da Censura, antologiava na sua célebre rubrica «Factos e Documentos».

4 comentários:

  1. "Esta é a primeira vez que cá estou, depois da última vez que cá estive."

    ResponderEliminar
  2. Mas o Américo Tomás era um idiota comandado e este é um fascista que quer comandar! Ele sabe muito bem o que faz e o que diz. Não merece perdão!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Parafraseando o dito Tomaz " Este é o último ajustamento antes do próximo" . Foi o Passos lá fora buscar cromos como este, o Álvaro, o Maduro ... é só fumaça.

    ResponderEliminar
  4. Eles brincam com os números só para nos baralhar e assim melhor nos poderem explorar. Não acredito em nada do que eles dizem, é tudo mentira O que parece é que eles julgam que vão continuar a governar eternamente tanto que fazem contas para 2016...2020... já os ouvi falar em 2030,.. eles nem sabem o que lhes vai acontecer quando lhes dermos um pontapé no traseiro.
    J. Monteiro

    ResponderEliminar