20 maio 2013

"Jorge Pinheiro - A Idade dos Homens"

Mais uma obra de arte do
sublime inventor de livros
José Cruz dos Santos

Na «Modo de Ler», da cultura,  bom gosto e espírito luminoso do editor José Cruz dos Santos acaba de sair mais uma obra de arte da edição portuguesa intitulada «Jorge Pinheiro - A Idade dos Homens». Sim, todos sabemos que, como alguém escreveu recentemente, Cruz dos Santos «foge do seu próprio prestigio». Mas nem por isso deixo de renovar aos democratas e homens e mulheres de cultura do Porto o apelo que aqui deixei há um ano.

"À organização deste volume presidiu a intenção de reproduzir um conjunto de textos, datados de 1968 a 2009, escritos em catálogos de exposições individuais de Jorge Pinheiro, por se tratar de materiais de circulação restrita; em jornais e revistas, publicações que, pela sua natureza, desaparecem rapidamente do nosso horizonte; e em volumes monográficos, estes com menor presença na antologia que resultou da opção referida.
Com textos  que se tornam essenciais para o entendimento do trabalho do artista e autores que acompanharam o seu trajecto ou que sobre ele se pronunciaram em momentos particulares: Rui Mário Gonçalves, Fernando Pernes, José Augusto França, Eduardo Paz Barroso, José Luis Porfírio, Bernardo Pinto de Almeida, Maria Augusta Babo, João Pinharanda, João Miguel Fernandes Jorge e Carlos Vidal."

1 comentário:

  1. Gosto do Zé Cruz Santos. É um homem de grande valor e sensibilidade e extrema modéstia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar